NOTÍCIAS

10 boas piadas do Papa Francisco

O Papa Francisco é conhecido por fazer piadas e pelo seu senso de humor. Confira esta lista com alguns de seus comentários mais engraçados!

Os católicos podem ter notado que o Papa Francisco adora fazer piadas e frequentemente diz que ter um bom senso de humor é essencial para viver uma vida feliz. Em sua última autobiografia, Esperança, o Papa Francisco afirma que “Deus sorri” e que um cristão triste “é sempre um cristão triste”.

A seguir, uma lista das melhores piadas ou brincadeiras que o Papa Francisco contou ou fez desde sua eleição em 2013. 

1O remédio da tequila

Em 2022, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro, o Papa Francisco estava circulando em seu papamóvel quando um padre mexicano, acompanhado de seus confrades, perguntou-lhe como estava o seu joelho. “Muito caprichoso”, respondeu o Papa, e acrescentou: “Você sabe do que eu preciso para o meu joelho? Um pouco de tequila!”

2Uma sugestão para os jovens que desejam se tornar jesuítas

Em agosto de 2024, o Papa Francisco recebeu um responsável da Província chinesa dos Jesuítas e respondeu a várias perguntas. Em um determinado momento, o interlocutor perguntou ao Pontífice qual conselho ele daria a um jovem que quisesse ingressar na Companhia de Jesus. A resposta imediata do Papa: ‘Torne-se dominicano!’

3O Papa brinca logo após uma operação

Com uma hérnia intestinal com risco de obstrução, o Papa passou por uma cirurgia complexa em 7 de junho de 2023. Durante uma coletiva de imprensa, o cirurgião Sergio Alfieri falou sobre as circunstâncias da operação. O Papa “reagiu bem”, afirmou o médico. “Ele já fez a primeira piada dez minutos após acordar”, continuou Alfieri, que já havia operado o Papa dois anos antes. “Quando virá a terceira?”, teria perguntado o Papa ao acordar.

4O Papa e um bispo alemão

Em setembro de 2024, o Papa visitou a catedral de Luxemburgo, e vários bispos avançaram para saudá-lo. Apresentou-se Dom Jörg Michael Peters, bispo auxiliar de Tréveris, na Alemanha. Nos últimos anos, tensões marcaram as relações entre o episcopado alemão e a Santa Sé. Dom Peters explicou ao Papa que ele e seus confrades traziam as calorosas saudações da Conferência Episcopal Alemã, ao que o Papa respondeu brincando: “Isso é católico?”

5A “pista de pouso” de um jornalista

No avião que o levava à Eslováquia em 2021, o Papa Francisco foi saudar os jornalistas que o acompanhavam e percebeu que uma das correspondentes mais antigas, a mexicana Valentina Alazraki, não estava lá. No entanto, ele se alegrou ao saber que outro jornalista experiente, Philip Pullella, correspondente histórico da agência internacional Reuters, estava presente. Ele então começou a procurar o jornalista com o olhar, pelos assentos do avião. “Ah, lá está ele! Posso ver a pista de pouso!” exclamou, apontando para a careca do jornalista americano.

6O húngaro, língua do paraíso

O embaixador húngaro Eduard Habsburg contou que, no aeroporto de Budapeste, o Papa Francisco, que conhece a fama de a língua húngara ser difícil de aprender, fez questão de contar sua piada húngara favorita: “Sabem por que se fala húngaro no paraíso? Porque leva uma eternidade para aprender!”