NOTÍCIAS

25 dicas para os católicos viverem ao máximo o 2025

Essas sugestões podem ajudá-lo a fortalecer sua fé e sua vida familiar, além de permitir que aproveite ao máximo o Ano Jubilar, centrado no tema da esperança.

Em 2025 não estamos apenas marcando mais um ano no calendário; estamos celebrando um momento profundamente significativo. É o ano do Jubileu da Igreja, com foco no tema da esperança, um tempo para celebrar, refletir e renovar nossa conexão com Deus, com os outros e conosco mesmos. Também estamos completando o primeiro quarto do século XXI — um momento para reconhecer as oportunidades e desafios de nosso tempo e abraçar o caminho à frente com propósito.

O Jubileu nos convida a olhar para o futuro com renovada esperança e fé no plano de Deus. Ele também nos encoraja a viver uma vida mais plena e intencional. Por isso, criamos uma lista de 25 sugestões para viver plenamente este ano especial.

1Faça uma peregrinação

Viaje para um local sagrado, como o Vaticano, Lourdes ou sua catedral local. As peregrinações são uma chance de fazer uma pausa, rezar e renovar seu senso de propósito. Várias dioceses no Brasil já divulgaram a lista das igrejas jubilares em seus territórios, ou seja, serão destinos de peregrinação para os fiéis e oferecerão também a possibilidade de obter indulgências plenárias. Confira o site da sua diocese para saber qual é a igreja jubilar mais próxima de você.

Caso não seja possível visitar fisicamente um local, uma alternativa interessante é explorar passeios virtuais de lugares sagrados, o que permitirá entender melhor sua importância para a Igreja Católica. Clique aqui para visitar a Basílica de São Pedro virtualmente ou aqui para visitar o Santuário Nacional de Aparecida.

2Explore a Indulgência Jubilar

A Igreja oferece indulgências durante os Anos Jubilares para peregrinações e atos de misericórdia e penitência. Aprenda sobre as condições e aproveite essa oportunidade espiritual para você e para os outros.

3Realise uma obra de misericórdia todo mês

Escolha um ato de misericórdia corporal ou espiritual para cumprir a cada mês. Pode ser alimentar os famintos, visitar os doentes ou aconselhar os que estão em dúvida. Pequenos atos de bondade podem criar ondas de graça e ter um impacto duradouro na vida daqueles que os recebem.

4Revisite o sacramento da reconciliação

Use este Ano Jubilar para abraçar a misericórdia de Deus indo à confissão. É uma maneira profunda de redefinir sua bússola espiritual no início do ano e pode realmente ajudá-lo a olhar para 2025 com esperança no coração.

5Aprenda mais sobre a visão de esperança do Papa Francisco

Para entender melhor o significado deste ano especial na Igreja, você pode dedicar tempo para ler os escritos mais recentes do Papa, especialmente aqueles relacionados ao Jubileu, e assim compreender melhor sua mensagem de cuidado com a criação, solidariedade e alegria.

6Abrace a sustentabilidade

É fácil se perder no mundo do consumismo, mas se seguirmos o exemplo de Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’, e fizermos mudanças ecológicas em nossas vidas — reduzir desperdícios, reciclar mais, avaliar o que realmente precisamos em comparação ao que compramos — podemos nos concentrar nas verdadeiras alegrias da vida e nos tornar os bons administradores da criação de Deus que fomos chamados a ser.

7Leia a Bíblia em um ano

Participe de um plano de leitura da Bíblia ou podcast para percorrer as Escrituras de Gênesis a Apocalipse. É uma maneira fantástica de ver o panorama geral da história de Deus. Felizmente, há muitos aplicativos disponíveis para ajudá-lo a ler a Palavra de Deus em um ano.

8Pratique um diário de gratidão 

No final de cada dia, escreva três coisas pelas quais você é grato. A gratidão pode mudar sua perspectiva e trazer alegria até nos momentos difíceis. E no final do ano, ao ler novamente, você refletirá sobre tudo o que foi abençoado e certamente verá que tinha razão em ter esperança.

9Faça voluntariado na sua comunidade

Dedique seu tempo a uma causa que auxilie os marginalizados — como abrigos para os sem-teto, bancos de alimentos ou programas de mentoria. Servir aos outros é um ato de fé e também proporciona àqueles que sofrem a capacidade de viver com esperança.

10Organize uma celebração jubilar

Sempre é importante celebrar as coisas positivas da vida. Então, por que não organizar um encontro para a família, amigos ou membros da paróquia? Celebre a esperança, compartilhe histórias, coma bolo e inspire-se para o ano que está por vir.

11Dedique um dia ao silêncio e à reflexão

Em um mundo tão agitado, o silêncio se torna um verdadeiro presente. Passe um dia longe de todas as telas e reflita sobre sua vida, sua família, seu relacionamento com Deus. Você também pode tentar fazer um retiro silencioso para se concentrar realmente no que é importante.

12Descobre uma nova devoção

É importante nutrir sua espiritualidade e uma maneira de fazer isso é tentar algo novo em sua vida de oração. Seja o Terço da Divina Misericórdia, a Lectio Divina ou o Exame de Consciência, existem muitas maneiras de aprofundar sua vida de oração.

13Aprende sobre um novo santo

É importante se manter educado e uma maneira de fazer isso é ler a biografia de um santo que você não conhece bem e deixar que a vida dele inspire sua própria jornada. Como há milhares de santos na Igreja Católica, você tem muitos homens e mulheres santos impressionantes para aprender. Esse é um aprendizado que pode durar a vida inteira.

14Escreve cartas de esperança

Nada melhor do que uma boa tradição de vez em quando. Então, por que não enviar cartas ou bilhetes manuscritos de encorajamento para amigos, familiares ou até mesmo para estranhos que precisam de um pouco mais de luz em suas vidas?

15Cuide do seu corpo

Embora possamos cuidar do nosso desenvolvimento mental e espiritual, também é importante cuidar do nosso corpo. Faça atividade física regularmente — mesmo uma caminhada rápida de 10 minutos por dia — coma bem e durma o suficiente (sabemos que isso nem sempre é fácil, especialmente se você tem filhos pequenos que gostam de socializar nas primeiras horas da manhã!). Cuidar do templo do corpo é um ato de gratidão a Deus pelo dom da vida.

16Reconnectar-se com a natureza