Qual é o Santo Antônio que as pessoas invocam para achar coisas perdidas?
Será que é Santo Antônio do Egito, de Pádua, de Lisboa ou Zacarias?
Muita gente está familiarizada com a popular oração a Santo Antônio para encontrar objetos perdidos. A questão é que existem vários Antônios na lista de santos católicos. Qual deles é o santo a quem a piedade popular recorre nessas horas?
O “primeiro” Santo Antônio da história é indiscutivelmente Santo Antônio do Egito, também conhecido como Santo Antônio, o Grande. Era um eremita do século III e seu modo de vida inspirou muitos outros a seguirem os seus passos. No entanto, não é ele a quem costumeiramente se invoca para encontrar um item perdido.
Outra possibilidade seria Santo Antônio Zacarias, sacerdote do século XVI que promoveu a adoração eucarística. Mas ele também não é o Santo Antônio que estamos procurando. Será que deveríamos invocar Santo Antônio para encontrar o Santo Antônio que estamos procurando?
Vamos ao Santo Antônio mais famoso do mundo ocidental: Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, que nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália, de onde a devoção a ele se espalhou mais intensamente pelo mundo.
Sim, é a ele a quem se recorre com mais frequência ao se buscar um objeto perdido.
Isso não quer dizer que os outros Santos Antônios não irão interceder por você quando você precisar encontrar algo, mas é Santo Antônio de Pádua ou Lisboa o mais frequentemente invocado pela tradição popular nesta situação.