Univar iniciará construção do Tribunal de Júri para o curso de Direito
As obras terão início no dia 1º de abril e serão finalizadas até o final de julho de 2023.
O reitor do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), Marcelo Soler, acompanhado da pró-reitora Acadêmica, professora mestre Gersileide Paulino, coordenadora do curso de Direito da instituição, professora mestre Dandara Amorim, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), advogada Catarini Cupolillo, professor de Direito Penal Andrey Carvalho e da diretora administrativa, Janaina Vilas Boas realizaram, nesta sexta-feira (29), visita às instalações do Fórum da Comarca de Barra do Garças.
A visita da equipe ao Plenário do Júri da Comarca contou com a participação de profissionais de engenharia, que realizaram avaliação técnica e medições no local para a construção de um Tribunal do Júri no Centro Universitário Univar, seguindo o padrão do plenário do Fórum de Barra do Garças.
As obras terão início no dia 1º de abril e serão finalizadas até o final de julho de 2023. Com a iniciativa, o Univar será a primeira instituição de ensino no Vale do Araguaia que contará com um Tribunal do Júri para que os acadêmicos do curso de Direito exerçam a teoria jurídica aliada à prática forense.
Já está previsto para o mês de outubro de 2023, a realização do júri simulado com participação da turma de 2020, 8° semestre do curso de Direito.
“É uma grande satisfação poder continuar sendo pioneiro, pois o Univar será a primeira instituição de ensino superior do Vale do Araguaia a ter um plenário de Júri próprio dentro da sua instituição. Nós agradecemos ao convênio que temos com o Fórum (da Comarca de Barra do Garças-MT) e contaremos com mais um plenário em nossa cidade, que será dentro da nossa instituição. Fico feliz por mais uma vez exercer o DNA do Centro Universitário do Vale do Araguaia, que é o pioneirismo na Educação Superior na região”, destacou Marcelo Soler, reitor acadêmico da instituição.
Dandara Amorim destaca que o Tribunal do Júri no Univar está sendo sonhado e planejado desde 2019 pelo reitor Marcelo Soler. “Como coordenadora do curso de Direito, venho acompanhando o planejamento e desenvolvimento de infraestrutura no Univar e com a implantação deste plenário na Instituição, ela irá exercitar a expressão oral e o raciocínio lógico- argumentativo dos acadêmicos, além de amadurecer o senso crítico, por meio da teoria processual penal com a prática real simulada aos futuros operadores do Direito”, disse.
“Como coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Univar, participei do primeiro Júri Simulado, realizado no ano passado, onde acompanhei e observei o comprometimento dos acadêmicos da turma de 2019. O evento foi um sucesso. A construção do Tribunal do Júri nas dependências do Univar será de extrema importância para os acadêmicos do Curso de Direito e, em especial para os estagiários do NPJ, já que terão a oportunidade de aplicar a teoria adquirida em sala de aula na prática forense simulada por meio de estudos de casos e análise jurídica, destacou Catarini Cupolillo.
Mecanismo do exercício da cidadania
O Tribunal do Júri significa um mecanismo do exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade, isso porque o órgão permite ao cidadão ser julgado por seus semelhantes e, principalmente, por assegurar a participação popular direta nos julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário (TJDRT, 2015).
Compete ao tribunal do júri julgar e processar os crimes dolosos contra à vida inseridos no código penal brasileiro, portanto o projeto visa integrar os acadêmicos do 8° semestre matutino e noturno na prática, fazendo jus aos dispositivos do código de processo penal e doutrinas processualistas sob a orientação dos professores especialistas na matéria penal/criminal.
Da redação c/ assessoria