Uncategorized

Vereadores da região do Araguaia se unem em defesa da conclusão das BRs 158 e 242

Representantes de 25 das 33 Câmaras Municipais da região participaram do evento em Alto Boa Vista

Cerca de 100 vereadores representantes de 25 Câmaras Municipais dos 33 municípios da região do Vale do Araguaia em Mato Grosso, se reuniram no último sábado (04), na cidade de Alto Boa Vista para concretizar uma frente que visa estimular a participação tanto dos vereadores quanto da sociedade civil nas discussões sobre os direitos da população da região, e propor ações sobre diversos assuntos em especial a conclusão das obras das BRs 158 e 242, que cortam a região e servem como logísticas de todos os municípios do Araguaia.

O motivo da reunião foi oficializar uma comissão que vai conduzir o grupo que já tem a participação de quase 200 vereadores e que vai organizar o andamento dos trabalhos. O primeiro passo será convocar uma audiência pública na região para que as autoridades possam discutir a situação das BRs.

O vereador Clebis Lourenço, o Clebinho, de Vila Rica, um dos escolhidos para ser membro da comissão que vai planejar e conduzir os trabalhos, afirmou que a conclusão da BR-158 é uma luta de interesse de 100% do Araguaia, pois ela fomenta toda cadeia econômica dos municípios que integram essa região, e vem se arrastando há décadas com promessas evasivas, servindo até de escadas para campanhas políticas e depois cai no esquecimento.

O vereador Jocasta, da cidade de Canarana, outro que foi escolhido como membro da comissão regional, disse que um dos motivos da frente é unir os vereadores de todos os 33 municípios do Vale do Araguaia para que todos sejam ouvidos. Ele lembrou que o Araguaia, que tem um colégio eleitoral de cerca de 300 mil eleitores, conta com um único deputado estadual, Dr. Eugênio Paiva. O vereador reforçou que “a frente exige uma mudança de cenário já a partir de 2024, pois assim com os vereadores comprometidos e unidos, teremos mais força para solucionar os problemas da região”.

Já o vereador Arilson Salles, de Luciara, que também foi escolhido para conduzir a comissão, ressaltou que os vereadores estão cansados de promessas. “Somos nós que ouvimos o povo todo dia e nada mais justo que os Governo Federal e Estadual concluam as obras das BRs 158 e 242. O Araguaia colabora com a sua parcela com a economia estado de Mato Grosso”, disse.

Os membros da Comissão, formada por unanimidade, são Jocasta (Canarana), Clebinho (Vila Rica), Arilson Salles (Luciara), Jusmar Alves (São Félix do Araguaia), Alessandra Pereira (Alto Boa Vista), Alex Gomes (Porto Alegre do Norte), Alcino Moura (São José do Xingu) e Subtenente Sancler Santarém (Canarana), escolhido como secretário.

Vários depoimentos pontuais sobre o tema foram explanados,um deles que chamou atenção, foi o do presidente da Câmara Municipal de Canarana, Rafael Govari, que trouxe números da economia da região mostrando que o Araguaia é responsável pela terceira maior força produtiva da região e tende a ser a primeira em 10 anos. A vereadora e presidente da Câmara de Alto Boa Vista e anfitriã do evento, Alessandra Pereira lembrou que hoje o foco é as BRs, mas que a Frente de Vereadores vai estar atenta também sobre os setores de saúde pública, geração de emprego, renda, reforma agrária e urbana. “Somos os agentes públicos mais próximos à população, porém, sempre somos os últimos sermos ouvidos e precisa ser mudado”, destacou.

Outra liderança que não esteve presente no evento, mas parabenizou a iniciativa dos vereadores, foi o diretor regional da Acrimat e vice presidente da Famato no Araguaia, Anísio Junqueira Neto, o Netão. Ele salientou que o movimento dos vereadores é o caminho político certo para a conclusão das obras e afirmou que o setor produtivo através dos Sindicatos Rurais está pronto pra ajudar na viabilidade das ações. “A classe produtora padece sem a conclusão das obras, porém, com o movimento dos vereadores a situação ganha outra dimensão, devido ao poder político que eles vão ter com a união em prol da ação.

Os municípios que compõem a região do Vale do Araguaia são Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguainha, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Porto Alegre do Norte, Gaúcha do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho e Vila Rica.

Da Assessoria 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo