Há mais de um século, missão salesiana chegou a MT para pacificar conflitos entre índios e fazendeiros
Missionários da Missão Salesiana, da religião católica, se mudaram para Cuiabá com a intenção de promover a pacificação entre índios e fazendeiros, que viviam em conflito por terra. Eram registradas muitas mortes de ambas as partes. O missionário Luiz Wurstle contou um pouco da história.
O missionário contou que o pároco da cidade onde ele nasceu, na Alemanha, comentava sobre missões na África. Por conta das histórias, decidiu se tornar missionário. Para isso teve que aprender as profissões de eletrotécnico e marceneiro, estudou na Escola Salesiana na Baviera e foi enviado para Mato Grosso em 1957.
“E aqui [Mato Grosso] começamos a trabalhar nas missões. Me mandaram instalar um locomóvel de uma máquina a vapor de 200 anos. Também começamos a construir usinas”, contou Luiz.
Além da missão de evangelizar, os missionários construíram usinas e estradas. Luiz contou que ainda constrói poços em aldeias. Ele faz parte de uma missão que chegou bem antes dele ao estado e foi pelas águas do Rio Cuiabá em 1894, nos tempos em que era preciso enfrentar as estradas no lombo de cavalo para percorrer as regiões para evangelizar.
Padre Hermenegildo Conceição Silva, diretor geral do Colégio Salesiano Santo Antônio, contou que a Missão Salesiano com destino a Cuiabá nasceu a partir de um convite de Dom Bosco que conversou pessoalmente com o bispo da época, Dom Carlos D’amour, quando foi à Itália. E o desejo era promover o encontro entre missionários e os indígenas.
O professor Franco Garcia contou como foi o primeiro encontro dos missionários com os índios. Segundo ele, a tentativa não foi bem sucedida, nem com indígenas e até com os militares que dominavam a Colônia Tereza Cristina no interior do estado na época.
“Um padre era colocado acima do Exército que comandava a polícia da região e daí começa a ter um conflito de interesse. Quando o padre viaja e entra outros Salesianos na colônia, os militares responsáveis não aceitaram a figura do padre e eles saem”, contou.