NOTÍCIAS

Papa preocupado com a influência dos algoritmos na sociedade

Seu Boletim Direto do Vaticano de 29 de março de 2023

Precisando de uma ideia para a esmola quaresmal?

Ajude-nos a difundir a fé na internet! Você poderia fazer uma doação para que possamos continuar criando conteúdos gratuitos e edificantes?

Faça aqui uma doação de Quaresma

1Direto do Vaticano: Papa preocupado com a influência dos algoritmos na sociedade

O Papa abordou uma visão de meritocracia segundo a qual “a pobreza é culpa dos pobres” e “os ricos são exonerados de fazer algo”, enquanto recebia em 27 de março de 2023 os participantes do encontro “Diálogos Minerva” promovido pelo dicastério de Cultura e Educação. Ele expressou sua preocupação com a influência dos algoritmos na tomada de decisões sociais e econômicas.

Diante destes vários especialistas do mundo da tecnologia – engenheiros, advogados, filósofos… – o Papa expressou sua preocupação de que, segundo dados atuais, “as tecnologias digitais têm servido para aumentar as desigualdades no mundo”. “Não apenas diferenças na riqueza material, […] mas também no acesso à influência política e social”, disse ele.

Este problema de desigualdade, observou o Bispo de Roma, pode ser exacerbado por “uma falsa concepção de meritocracia” que concebe “a vantagem econômica de uns poucos como merecida, enquanto a pobreza de muitos é vista […] como culpa deles”. Esta abordagem, denunciou, “desvaloriza as desigualdades iniciais entre as pessoas em termos de riqueza, oportunidades educacionais e conexões sociais e trata o privilégio e a vantagem como conquistas pessoais”.

O direito à mudança

O Papa Francisco também enfatizou que o valor fundamental de uma pessoa “não pode ser medido por um conjunto de dados”, advertindo contra confiar processos decisórios sociais e econômicos a algoritmos “que elaboram sobre dados frequentemente coletados sub-repticiamente sobre indivíduos, sobre suas características e comportamento passado”.

“Tais dados podem ser contaminados por preconceitos e idéias sociais preconcebidas”, advertiu o Papa, que então defendeu o direito de poder mudar. “O comportamento passado de um indivíduo não deve ser usado para negar-lhe a oportunidade de mudar, crescer e contribuir para a sociedade”, disse ele, instando que os algoritmos não devem ser autorizados a “excluir a compaixão, a misericórdia, o perdão e, sobretudo, a abertura à esperança de mudança de uma pessoa”.

Ao longo de seu discurso, o pontífice de 86 anos recomendou que o critério para avaliar a inovação digital deveria ser a “dignidade” do ser humano. Ele se perguntava, de passagem, se as instituições nacionais e internacionais eram “capazes de tornar as agências tecnológicas responsáveis pelo impacto social e cultural de seus produtos”.

2Papa envia 10.000 medicamentos para as vítimas do terremoto na Turquia

O Dicastério para o Serviço de Caridade, dirigido pelo Cardeal polonês Konrad Krajewski, enviou mais de 10.000 medicamentos à Turquia em nome do Papa Francisco, informou o dicastério em uma declaração em 28 de março de 2023. Esta ajuda vem após o terremoto de 6 de fevereiro e seus numerosos tremores secundários, que mataram mais de 50.000 pessoas na Turquia e na Síria.

A ajuda foi entregue nos últimos dois dias por dois aviões, em colaboração com a Embaixada da Turquia junto à Santa Sé. Além da assistência imediata fornecida pela Santa Sé, que enviou principalmente alimentos enlatados, bem como fraldas e outros materiais para as necessidades mais urgentes. Cerca de 10.000 camisas térmicas haviam chegado a Iskenderun para distribuição entre a Turquia e a Síria para ajudar a população a se proteger do clima frio. Uma remessa de três paletes de medicamentos também foi registrada em 23 de fevereiro.

Além das mais de 45.000 mortes registradas oficialmente, o terremoto de 6 de fevereiro causou o deslocamento de quase dois milhões de pessoas na Turquia. Cidades como Antioch (Antakya) foram particularmente atingidas, com a herança cristã sofrendo um pesado dano.

Vários milhares de pessoas também morreram na vizinha Síria, somando-se ao trauma de mais de 12 anos de guerra e privação. Entretanto, como consequência indireta desta tragédia, o país vem passando por um processo de abertura nas últimas semanas, e sua reintegração na Liga Árabe poderia seguir-se ao restabelecimento das relações diplomáticas com a Arábia Saudita, programado para o próximo mês de abril.



ALETEIA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo