Violência contra a mulher: novena de orações a Santa Maria Goretti pelas vítimas
A novena prosseguirá até o domingo, 9 de julho, com a festa em honra a Sta. Maria Goretti em Itri, na província italiana de Latina, região do Lácio. Nosso grito de ‘não’ à violência contra as mulheres de todas as idades e condições sociais se eleva bem alto. Voltemo-nos para a mártir Maria Goretti, a primeira menina que, no início do século XX, exatamente em 5 de julho de 1902, foi morta a facadas por Alessandro Serenelli, em uma tentativa de se aproveitar dela, exorta o padre passionista Rungi
Vatican News
Teve início no sábado, 1º de julho, com uma missa solene em honra ao Preciosíssimo Sangue do Senhor, a novena de orações a Santa Maria Goretti em Itri, na província italiana de Latina, região do Lácio, pelas vítimas da violência contra as mulheres que marcaram os últimos dias na Península.
A missa das 7h30, com a presença de numerosos fiéis, foi presidida pelo padre Antonio Rungi, delegado arquiepiscopal para a vida consagrada na Arquidiocese de Gaeta e animador da comunidade passionista de Itri-cidade.
‘Não’ à violência contra as mulheres de todas as idades
“Diante do drama que estamos assistindo repetidamente, sobretudo nos últimos dias na Itália, nosso grito de ‘não’ à violência contra as mulheres de todas as idades e condições sociais se eleva bem alto. Voltemo-nos para a mártir Maria Goretti – disse o padre Rungi -, “a primeira menina que, no início do século XX, exatamente em 5 de julho de 1902, foi morta a facadas por Alessandro Serenelli, em uma tentativa do jovem de se aproveitar dela, a quem Marietta se opôs com força e coragem, resistindo a todas as tentativas do estuprador”.
“Que a coragem e a força dessa jovem possam dar a ajuda espiritual necessária para combater as forças do mal que se escondem nos corações e nas vidas de tantos de nossos jovens, que muitas vezes são alienados pelo uso excessivo das mídias sociais e outras formas desestabilizadoras de suas vidas”.
Festa será precedida por intenso tríduo de pregações
A missa foi concelebrada pelos padres da comunidade Passionista de Itri, padre Cherubino Di Feo e padre Giuseppe Costantino Comparelli. A novena prosseguirá até o domingo, 9 de julho, quando a comunidade passionista celebrará a festa em honra a Santa Maria Goretti com os fiéis e devotos, com vários momentos de oração, reflexão e entretenimento.
Enquanto isso, de 6 a 8 de julho, um intenso tríduo será pregado pelos padres da comunidade passionista de Itri, como parte da novena, com atenção especial para a juventude italiana.
(com Sir)