Monsenhor Amarante é o novo Reitor da Universidade Lateranense
Em uma carta ao prelado, Francisco anuncia para 12 de setembro o início do processo de reorganização das instituições Acadêmicas Pontifícias Romanas. Amarante sucede o professor Bonomo, por sua vez nomeado pelo Papa Conselheiro Geral do Estado da Cidade do Vaticano
Vatican News
“Anunciar a verdade e a alegria do Evangelho através do estudo, da reflexão e do trabalho acadêmico” é a importante tarefa realizada pela Pontifícia Universidade Lateranense, como indicado pelo Papa em sua carta ao novo Magnífico Reitor da Universidade, monsenhor Alfonso V. Amarante, até agora Decano do Pontifício Instituto de Teologia Moral ad instar Facultatis (Academia Alfonsiana), a quem foi conferido o título de arcebispo. Amarante foi escolhido por Francisco para suceder o professor Vincenzo Bonomo, que, por sua vez, foi nomeado Conselheiro Geral do Estado da Cidade do Vaticano.
O processo de reorganização
Na missiva, o Pontífice anuncia que o processo de reorganização das instituições Acadêmicas Pontifícias Romanas terá início no próximo dia 12 de setembro. O novo Reitor terá, portanto, a tarefa de compreender “a inclusão da Universidade Lateranense” nesse processo desejado pelo Papa e coordenado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação. Um processo para o qual Amaranto, confia Francisco, contribuirá “com inteligência, prudência, criatividade e coragem”.
A tarefa confiada ao prelado será “árdua e cheia de esperança”, uma vez que ele é chamado a “levar a termo o trabalho tão bem iniciado” por seu predecessor, ou seja, “tornar a Universidade Lateranense mais robusta e ágil” precisamente para levar adiante a proclamação do Evangelho. “A Universidade do ‘Papa’ – escreve ainda Francisco – deverá mergulhar nessa missão, consciente de sua proximidade especial com o Sucessor de Pedro e de sua tarefa de confirmar os irmãos, e isso na estação histórica, eclesial e cultural em que o Senhor nos chamou a viver”.
Novas nomeações na Lateranense
Na carta, Francisco também anuncia a nomeação de um Diretor Administrativo, para que monsenhor Amarante seja ajudado “na gestão administrativa e econômica, e na elaboração de um plano de desenvolvimento que fará da Universidade Lateranense protagonista do sistema universitário eclesiástico e civil”. Além disso, Amarante será apoiado pelos órgãos competentes da universidade “no planejamento didático e administrativo, ouvindo os sinais dos tempos, valorizando a colaboração com os Institutos Pontifícios inseridos ad instar Facultatis na Universidade”. O novo Reitor será apoiado também pelo Conselho Superior de Coordenação, a cujos membros previstos se juntarão “outros expoentes qualificados da Cúria Romana e do mundo universitário, para expressar também institucionalmente o vínculo especial entre a Universidade Lateranense e a Sé Apostólica”.