NOTÍCIAS

Dom Manuel Clemente na abertura da JMJ: “Aprender com Maria”

Na tarde desta terça-feira, 1 de agosto, teve lugar a Missa de abertura da JMJ presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII de Lisboa.

P. Bernardo Suate, para o Vatican News

Perante uma enorme multidão de jovens em festa e provenientes de todas as latitudes, a cerimónia foi um evento de festa e de encontro, que já mostra uma Igreja jovem que se coloca a caminho com o sucessor de Pedro, rumo à construção de uma sociedade mais fraterna.

Focado no tema da Jornada (“Maria levantou-se e partiu apressadamente ao encontro de Isabel”), Dom Manuel Clemente deu as boas vindas aos “caríssimos amigos aqui chegados do mundo inteiro para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa, bem-vindos também na amplitude ecuménica, inter-religiosa e de boa vontade que estes dias têm e congregam”, enfatizou Dom Clemente.

Como Maria, sublinhou ainda o purpurado, também vós vos pusestes a caminho e para muitos de vós foi um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu – foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram.



Missa abertura JMJ

O Cardeal falou também aos jovens do mundo virtual que nos mantém sentados, diante de meios que facilmente nos usam quando julgamos usá-los, enquanto pelo contrário, a realidade consistente nos põe a caminho, ao encontro dos outros e do mundo como ele.

Dom Manuel Clemente falou em seguida da pressa de Maria e, com ela, também da urgência do anúncio, do testemunho e da visitação permanente aos outros. Pressa, contudo, que não se confunde com a ânsia, porque a pressa é partilhar o que já nos leva e por isso é uma urgência serena e sem atropelo.

Sacerdotes na Missa de abertura da JMJ

Sacerdotes na Missa de abertura da JMJ

E por último a saudação de Maria de que falta muito mesmo no mundo em que estamos, sublinhou o Cardeal, sobretudo quando não nos damos bem com os outros, nem reparamos naqueles que encontramos. Aprendamos com Maria a saudar a todos e cada um; pratiquemo-lo intensamente nos dias desta Jornada Mundial da Juventude, concluiu o Cardeal Dom Clemente recordando que mundo novo começa na novidade de cada encontro e na sinceridade da saudação que trocarmos.

Com a Missa de abertura, na qual se estima que participaram milhares de jovens foi um momento de festa e de encontro, que já mostra uma Igreja jovem que se coloca a caminho com o sucessor de Pedro rumo à construção de uma sociedade mais fraterna.

Os olhares de todos estão agora voltados para o Papa Francisco que chega pelo fim da manhã de quarta-feira, 2 de agosto, cujos momentos mais significativos serão a visita de cortesia do Santo Padre ao Presidente da República e o tão esperado encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém da capital portuguesa.

VATICANO NEWS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo