Responsabilidade
Amigos (as).
Estamos no mês de agosto, um mês dedicado as vocações, aos pais, a família, a Dom Bosco e aos estudantes. Uma ligação maravilhosa de datas que denotam significação e admiração por Dom Bosco, denominado também de Pai e Mestre da Juventude pela dedicação de sua vida inteira à educação dos jovens. Se Dom Bosco, estivesse vivo hoje, no dia 16 de agosto completaria 203 anos de vida.
Do coração de Cristo Bom Pastor, nasce a Pastoral Salesiana. “E eu sou bom pastor” (Jo 10,10). Dom Bosco se identificou com a postura de Cristo que cuida dos jovens, que “afugenta o lobo”, que cuida das ovelhas. Isto fez Jesus, isto fez Dom Bosco, isto faz o Unisalesiano. O segundo semestre começa a iniciar sua reta final, mas a Reitoria e o corpo docente já estão conectados ao que vai acontecer na segunda parte do ano acadêmico. Temos o mesmo intuito que inspirou Dom Bosco, de oferecer aos jovens a oportunidade de se tornarem Bons Cristãos e Honestos Cidadãos.
Estes dois termos constituem a essência da Pedagogia Salesiana e o cerne da nossa proposta Pastoral. A Espiritualidade Salesiana cativa os destinatários numa proposta envolvente, dinâmica, capaz de cultivar valores transcendentes para a vida. Neste mês a Estreinha assinala o valor da Responsabilidade. Não basta gerar o filho, precisa educa-lo com responsabilidade paterna e familiar. Ser responsável significa ter a capacidade com os seus compromissos. Qualquer pessoa tem direitos e obrigações, portanto, deve cumprir suas responsabilidades. Quando uma pessoa cria laços com outra, sejam de amizade ou amor, esta ligação se torna uma responsabilidade. No Pequeno Príncipe lemos: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Neste mês vocacional teremos as semanas, sucessivamente dedicadas a vida sacerdotal, familiar, religiosa e leiga.
Peçamos a Nossa Senhora Assunta ao céu, a Mãe das vocações, que suscite nos corações, especialmente dos jovens, o desejo de seguir a Cristo, sumo e eterno sacerdote, de buscar uma vida mais santa, mais responsável e fiel ao Evangelho.
Com o notável exemplo de Dom Bosco “Pai e Mestre da Juventude”, parabenizamos todos os pais e os estudantes pelo seu Dia.