Foi São Domingos quem inventou o Rosário?
A história do Santo Rosário é complexa: envolve santos diferentes, aparições marianas e devoções populares que se desenvolveram ao longo do tempo
Uma piedosa tradição afirma que, em 1208, São Domingos de Gusmão recebeu uma visão celestial da Santíssima Virgem, que o instruiu a espalhar uma nova devoção chamada “Rosário“.
Desde então, São Domingos e sua ordem religiosa – os dominicanos – estiveram associados à invenção do Rosário e sua difusão por toda a Europa.
Na verdade, os documentos históricos não podem confirmar nem negar a visão de São Domingos. A Província dos Frades Dominicanos de São José explica esta história em seu site:
“De fato, pode ser verdade, mas não há documentação do início do século 13 para provar ou refutar isso. Os minuciosos depoimentos tomados de testemunhas oculares para investigar a vida de São Domingos durante seu processo de canonização, embora mencionem muitos de seus milagres e revelações, nada dizem sobre o Rosário.”
Outro São Domingos
Curiosamente, há outro São Domingos que é frequentemente relacionado ao desenvolvimento do Rosário como o conhecemos hoje.
Esse São Domingos, segundo a Enciclopédia Católica, foi um monge cartuxo e escritor ascético, nascido na Polônia em 1382. Há evidências substanciais de que ele acrescentou às devoções existentes que envolviam a contagem de orações e criou meditações sobre a vida de Cristo:
“Às cento e cinquenta Ave Marias que naqueles dias formavam o ‘Saltério de Maria’, ele pensou em acrescentar meditações sobre a vida de Cristo e de Sua Santa Mãe. Como em seu tempo, a Ave Maria terminava com as palavras Fructus ventris tui, ele juntou a isso a palavra Jesus para recordar o mistério… Tanto Domingos como o seu amigo Adolfo procuraram difundir o uso desta forma de oração na Ordem dos Cartuxos e entre os leigos. Por essas razões, alguns autores sustentam que o ‘Saltério’ de Domingos foi a forma ou uma das formas originais, a partir da qual se desenvolveu o presente Rosário.”
Independentemente de qual santo “inventou” o Rosário como o conhecemos hoje, o que é verdade é que muitos dominicanos espalharam essa devoção desde os séculos XV e XVI e permanecem até hoje como os principais promotores da devoção em todo o mundo.
Foi, inclusive, um papa dominicano, São Pio V, quem promoveu o Rosário e instituiu a Festa de Nossa Senhora da Vitória em 1571 (mais tarde rebatizada de Festa de Nossa Senhora do Rosário em 1573 pelo Papa Gregório XIII).
O Rosário continua sendo um elemento básico da piedade católica romana e é a oração favorita de muitos católicos em todo o mundo.