Cafeteria só contrata idosos como atendentes
Imagine tomar um delicioso café, acompanhado de uma deliciosa sobremesa e, ainda por cima, ser servido por alguém com o carinho de um avô ou de uma vó…Assim é na Vollpension, uma série de estabelecimentos aconchegantes na Áustria que se caracterizam pelo fato de que metade de seus funcionários são idosos.
Talvez alguns pensem que, a essa altura da vida, essas pessoas deveriam estar descansando em casa, mas a verdade é que essa acabou sendo uma ótima solução não apenas econômica, mas também emocional para elas. Porque, sim, embora haja idosos que queiram e precisam ficar em casa, há outros que gostariam de poder continuar trabalhando, mas são discriminados.
Como essa empresa explica em seu site, a ação aparentemente simples de preparar um café ou fazer um bolo é muito mais profunda, pois dá aos mais velhos um motivo e um propósito para sair de casa, faz com que se sintam úteis, ajuda a combater a solidão (um dos maiores problemas da atualidade) e ganhar um dinheiro extra para complementar a aposentadoria.
Durante a pandemia, todos nós vimos os efeitos do isolamento nos seres humanos – principalmente sobre os idosos. Portanto, desde que eles tenham capacidade física e mental e vontade de trabalhar, não há motivo para discriminá-los no ambiente de trabalho. Eles podem levar mais tempo para fazer uma tarefa, mas ainda assim podem fazê-la e, às vezes, de uma maneira melhor.