Papa em vídeo a jovens da JMJ de Lisboa: sejam propagadores do que viveram
A gravação foi feita durante audiência no Vaticano nesta sexta-feira (8). Francisco recebeu o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e futuro cardeal, dom Américo Aguiar, e exortou aos mais de 1 milhão e meio de jovens que participaram do encontro de agosto em Portugal: “mantenham viva essa recordação que viveram na Jornada, não a ‘anestesiem'” e sejam “testemunhas do que viveram”.
Andressa Collet – Vatican News
A Jornada Mundial da Juventude terminou há mais de um mês, em 6 de agosto, e nesta sexta-feira (8) o Papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e futuro cardeal, o português dom Américo Manuel Alvez Aguiar, também bispo auxiliar de Lisboa. Na audiência, o Pontífice gravou uma mensagem em vídeo dirigida aos jovens que fizeram parte da história do maior encontro de jovens do mundo com o Papa na capital portuguesa.
Francisco já tinha descrito o evento como sendo “o melhor preparado” dos quatro que presidiu durante o seu pontificado, fruto de “tanto e bom trabalho” que gerou “dias inesquecíveis”. No vídeo divulgado neste sábado (9), falando em espanhol, o Pontífice recordou a JMJ de Lisboa e fez um pedido especial aos jovens:
“Vocês ainda lembram da Jornada ou não? Bom, todos dizem que sim. Fico feliz por isso. É uma lembrança que não pode ficar numa embalagem ou em um álbuns de fotos. É uma recordação viva, e vocês precisam mantê-la viva. E como se mantém alguma coisa viva? Transmitindo-a, dando-a aos outros. Uma família se mantém viva através dos filhos que vão levando a família adiante, e os pais que depois se tornam avós. Mas sempre viva.
E vocês, com essa recordação que viveram na Jornada, mantenham-na viva, não a “anestesiem”, não a coloquem num álbum de memórias passadas. Viva. E contem ela, contem ela na universidade, contem na escola, contem no trabalho, contem o que vocês viveram, aquela massa de mais de 1 milhão e meio que estava lá e, acima de tudo, o que vocês sentiram.”