A surpresa do Patriarca Pizzaballa com cardinalato
O Patriarca Latino de Jerusalém encontrou-se com a imprensa poucos dias antes do Consistório, no próximo dia 30 de setembro. Acabado de regressar da Síria, falou do sofrimento das populações devastadas pela guerra e pelo terremoto
Roberto Cetera – Jerusalém
Durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 21, no Patriarcado Latino de Jerusalém, o Patriarca Pierbattista Pizzaballa, conversou com os numerosos jornalistas locais e estrangeiros presentes, antes de partir para Roma, onde será nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, no Consistório do próximo dia 30 de setembro.
Importância da nomeação
No encontro com a imprensa local e estrangeira, o Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, falou sobre a importância da sua nomeação como Cardeal, não apenas para ele, mas para toda a comunidade cristã da Igreja mãe: “Fiquei muito surpreso com a nomeação, por parte do Papa Francisco, mas ainda mais surpreso pela reação entusiasta de toda a minha comunidade cristã”.
Tristeza pelos sírios, prostrados pela guerra e o terremoto
Impelido pelas perguntas dos jornalistas presentes, o Patriarca Pizzaballa expressou sua satisfação pelo recente discurso que o Arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados, fez às Nações Unidas “sobre a necessidade urgente de se retomar o diálogo entre as partes em conflito na Terra Santa, com enfoque especial sobre o estatuto e a sacralidade de Jerusalém”.
O Cardeal designado, Pierbattista Pizzaballa, que acabava de regressar da Síria, onde participou da ordenação episcopal de Dom Hanna Jallouf, primeiro bispo sírio de Aleppo, deteve-se a descrever aos jornalistas, de modo particular, sobre o sofrimento das populações sírias, prostradas pela guerra e o terramoto. Várias autoridades, tanto palestinas como israelenses, deverão participar da cerimônia do Consistório, no próximo dia 30, na Praça São Pedro, no Vaticano.