“Com Deus, Tem Jeito” chega em Portugal neste sábado
A iniciativa de evangelização e acolhimento de irmãos em situação de rua será realizada em Lisboa neste sábado (23). Nelson Giovanelli e Frei Hans Stapel, fundadores da Fazenda da Esperança, já estão no país para o encontro que já resgatou das ruas cerca de 7 mil pessoas.
Andressa Collet – Vatican News
Do Brasil a Portugal: após a Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP, sediar a décima edição do projeto “Com Deus, Tem Jeito” em novembro de 2023, neste sábado (23) a iniciativa de evangelização e acolhimento de irmãos em situação de rua será realizada em Lisboa. E com brasileiros confirmados, já que estarão presentes representantes de vários carismas e movimentos, como Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, fundadores da Fazenda da Esperança. Quem também se fará presente é dom Rui Manuel Sousa Valério, Patriarca de Lisboa, que vai presidir a missa das 17h do horário local deste sábado (23), no Externato da Luz, no Largo da Luz, em Lisboa. O evento sempre contou com o apoio do Papa Francisco, como nos conta Nelson: “em todas as edições, o Papa Francisco enviou uma mensagem de apoio com palavras de encorajamento e a sua benção apostólica papal”.
Cerca de 7 mil pessoas com vidas transformadas
Essa obra concreta de misericórdia no Brasil tem reunido mais de 400 carismas, comunidades e movimentos, além dos próprios moradores em situação de rua, e já alcançou mais de 120 cidades de 18 estados do país. O projeto foi uma inspiração que nasceu em 2016, no Ano da Misericórdia, como uma resposta aos apelos do Papa Francisco, e até hoje já resgatou das ruas e acolheu cerca de 7 mil pessoas, transformando milhares de vidas, como comenta Frei Hans:
“É uma coisa extraordinária. E nós, que vamos ao encontro desses jovens e dizemos a eles ‘deixa a droga, deixa o álcool, a prostituição, a rua, venha conosco!’, só podemos dizer porque temos algo para dar para eles que vale mais, que é Deus. Para mim é muito claro: se esses jovens, não fazem um encontro profundo com Deus, não conseguem sair, porque a gente tira algo que para eles tem um valor – a liberdade da rua, tudo que podem fazer – só é possível se dá algo maior. E nós experimentamos aquele estilo de vida, de viver a Palavra, viver em comunidade, ter a Eucaristia, rezar junto, tudo isso vale mais. E quando eles encontram são felizes e conseguem largar a vida dos homens velhos e se tornar homens e mulheres novas.”
Encontro com o Papa em 27 de março
Segundo os missionários da Obra Lumen, de Fortaleza, no Ceará, comunidade organizadora do projeto “Com Deus, Tem Jeito”, uma delegação irá entregar pessoalmente ao Papa Francisco novas mensagens de agradecimento de irmãos acolhidos pela iniciativa. O encontro com o Pontífice deve acontecer ao final da Audiência Geral da próxima quarta-feira (27), quando o grupo também deverá pedir uma bênção para a realização das próximas edições do projeto.