O Papa e o C9: reflexão sobre guerras, Sínodo e a mulher na Igreja
De acordo com comunicado oficial, no decorrer da reunião do Papa com os cardeais conselheiros houve referências – e em várias ocasiões, orações – dedicadas aos cenários de guerra e conflito vividos em tantos lugares do mundo, particularmente no Oriente Médio e na Ucrânia.
Vatican News
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na tarde desta terça-feira, 16 de abril, um comunicado sobre a reunião do Conselho de Cardeais realizada nos dias 15 e 16 de abril na Casa Santa Marta.
Com o Papa, estavam presentes os Cardeais que fazem parte do Conselho e o seu Secretário.
No dia 15, prosseguiu a reflexão sobre o papel da mulher na Igreja, para a qual contribuíram com suas reflexões a Irmã Regina da Costa Pedro, da Congregação das Missionárias da Imaculada, que trouxe histórias concretas e o pensamento de algumas mulheres brasileiras, e a Profa. Stella Morra, que leciona na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, que examinou o papel desempenhado pelas culturas no reconhecimento do papel da mulher em diferentes lugares do planeta.
O dia 16 começou com um relatório do Cardeal Mario Grech e do Mons. Piero Coda sobre o atual Sínodo, prosseguiu com uma reflexão sobre a implementação da Constituição Apostólica “Praedicate evangelium” nas Cúrias diocesanas, e se concluiu com os relatórios de cada cardeal sobre a situação social, política e eclesial em suas regiões de proveniência.
No decorrer da sessão, houve referências – e em várias ocasiões, orações – dedicadas aos cenários de guerra e conflito vividos em tantos lugares do mundo, particularmente no Oriente Médio e na Ucrânia. Os cardeais – e com eles o Papa – expressaram preocupação com o que está acontecendo e a esperança de que aumentem os esforços para identificar caminhos de negociação e paz.
A próxima reunião do Conselho será realizada em junho de 2024.