Jovens do Bahrein testemunham Igreja viva no Congresso Internacional da Pastoral Juvenil
Em torno do tema “Para uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança”, cerca de 300 delegados de Conferências episcopais de 110 Países encontraram-se em Roma de 23 a 25 de maio de 2024 para participar do Congresso internacional de Pastoral Juvenil, promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
“Participar do encontro global de jovens de todo o mundo e do encontro com o Papa Francisco confirmou a minha fé no poder da oração, do diálogo, da conexão e da busca de conhecimento para inspirar mudanças positivas na Igreja para os nossos jovens.”
Foi o que testemunhou à Agência Fides o membro do grupo juvenil “Jesus Youth”, Neil Andrews, selecionado pelo Vicariato Apostólico da Arábia do Norte (AVONA) para representar o Bahrein juntamente com os outros delegados do Catar, Kuwait e Arábia Saudita, no Congresso Internacional da Pastoral Juvenil, recentemente concluído em Roma.
“Foi um evento muito importante para os jovens do AVONA e estamos gratos ao nosso vigário apostólico Aldo Berardi, O.S.T., que nos ofereceu este privilégio. Tivemos a oportunidade de conhecer, partilhar, criar uma rede de contactos e ter alguns encontros completamente inesperados que deixaram em todos nós um efeito que certamente será duradouro.” “Participar de um evento tão importante fortaleceu minhas crenças e me encorajou a levar adiante o que aprendi com propósito e dedicação renovados”, conclui Neil.
“Este encontro me ajudou a ver e perceber que meu maior amor é Jesus Cristo, estou profundamente grata por ter podido fazer parte disso” acrescentou por sua vez Geddah Grace Ranoco, delegada do Catar.
O grupo Jesus Youth Bahrain foi lançado oficialmente em 9 de março de 2009 por meio de um programa chamado ‘The SonRise’ e se tornou o movimento juvenil oficial da Igreja do Sagrado Coração em Manama.
O encontro em Roma “Por uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança”, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), contou com a participação de cerca de 300 delegados de mais de 110 países e 40 Associações, Movimentos e comunidades internacionais. Foi um momento chave no quinto aniversário da publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit, que se conecta diretamente à preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027.
*Agência Fides