Festa de Santo António em várias paróquias e ilhas de Cabo Verde
Santo António é mais que romarias, palavras do Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes ao falar do grande santo franciscano cuja festa é no dia 13 de Junho. Santo António faz parte das festas juninas e é celebrado em diversas paróquias nas duas Dioceses cabo-verdiana: Santiago e Mindelo.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Da ilha de Santo Antão à ilha Brava, as festividades movimentam milhares de peregrinos e fiéis.
Na ilha do Sal, a Eucaristia em honra do santo vai acontecer na Cidade dos Espargos e será presidida pelo prelado de Mindelo. A ocasião serve ainda para assinalar os 10 anos da criação da paróquia que tem como padroeiro, Santo António.
Na ilha Brava, muitos peregrinos de vários cantos do país e também da diáspora, já ali se encontram e muitos aproveitam para ficar uns dias para festejarem também São João – revel Frei José Garcia.
A comunidade paroquial mais isolada da ilha do Maio, Santo António, também recebe as festas do santo padroeiro da comunidade. Apesar de muito distante do principal centro urbano (a cidade do Porto Inglês) e com uma estrada de terra batida, o povo de Deus, com muita devoção, vai participar, com alegria, na celebração Eucarística, confirmou para a Rádio Nova de Maria o pároco de Nossa Senhora da Luz, padre Manuel Garcia.
Na ilha, três festejos movimentam a ilha, Santo António, celebrado com alegria e devoção, São João Baptista, na Ribeira Dom João e São Pedro, mais para o final do mês, na comunidade de Pedro Vaz.
Na ilha de Santo Antão, o largo da Igreja de Santo António das Pombas, no Concelho do Paul está a ser preparada para acolher os fiéis para a celebração, diz o pároco, padre José Júlio Fortes.
A imagem peregrina que percorreu todas as localidades desde de 14 de Maio, um dia depois da festa de Nossa Senhora de Fátima, já está de regresso à Igreja paroquial.
O encerramento do Ano dedicado a Santo António com reflexões sobre a vida e obra do santo, celebrações e muitas actividades acontece com a celebração no dia 13.