Mensagem de Novembro
Barra do Garças, novembro de 2024
Amados irmãos e irmãs,
Recebam minha saudação e abraço fraterno.
Quando vamos nos aproximando do final de mais um ano, sempre constatamos como o tempo foi corrido: “Nossa! Já estamos em novembro! Daqui a pouco termina o ano 2024!”
De fato, o corre-corre do dia-a-dia, por vezes, não nos permite saborear cada dia como um dom inestimável do Altíssimo e ficamos empurrando nossa existência sem encontrar tempo para amar a Deus, a nós e aos outros todos.
O sábio Qhoelét disse que,
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus” (Ecl 3,1).
Novembro: comemoração de todos os fiéis defuntos e celebração de Todos os Santos. Costumamos afirmar que a morte é destino de todos nós. É uma meia verdade.
A festa de Todos os Santos reafirma nossa esperança de que a morte é instante de passagem para a vida de qualidade total, à qual todos somos chamados: “Deveis ser Santos como vosso Pai Celeste é Santo” (Mt 5,48).
Neste mês as crianças pela primeira vez participarão da Festa do Perdão e da Comunhão Eucarística. E muitos jovens serão ungidos com o óleo do Crisma para construir um mundo novo. Também em novembro a Igreja celebra a festa de Jesus Cristo, como Rei do Universo e dos Corações.
E no dia 01/12, inicia-se o Advento; o tempo forte de conversão, que nos prepara para o Santo Natal.
Como Paróquia Missionária, consagrada a Nossa Senhora Estrela das Missões, vamos participar todos juntos da Novena de Natal nos Setores Missionários, preparando assim o presépio acolhedor nos corações dos fiéis, para Aquele que quis habitar entre nós.
Um abraço forte,
Pe. Waldomiro Bronakowski
Pároco