Claire Crockett, uma ‘millennial’ a caminho da santidade?
Em janeiro de 2025, ocorrerá a abertura da causa de beatificação da Irmã Claire Crockett, uma jovem freira irlandesa que emocionou e inspirou seus contemporâneos e morreu aos 33 anos em um terremoto no Equador.
Enquanto muitos católicos aguardam com entusiasmo a canonização de Carlo Acutis em 2025, outra causa de beatificação de uma jovem mulher, nascida pouco antes do santo italiano, será aberta no ano que vem. Claire Crockett foi uma jovem religiosa nascida em 1982 em Derry, Irlanda, que faleceu em 2016 aos 33 anos. Ela poderá se tornar uma nova figura inspiradora para os jovens.
Uma missa será celebrada no dia 12 de janeiro de 2025 em Madri (Espanha), onde está a sede da ordem religiosa à qual Claire Crockett pertencia, às Irmãs Servas do Lar da Mãe, para abrir a causa de beatificação. A irmã Kristen Gardner foi encarregada de dirigir a investigação sobre a vida da jovem freira.
“O Senhor me mostrou como minha vida louca feria o Seu Sacratíssimo Coração. Eu sabia que devia abandonar tudo e segui-Lo. Muito claramente, Ele me pedia para confiar Nele, colocar minha vida em Suas mãos e ter fé,” escreveu Claire em um resumo sobre sua vida
Tudo ou nada
Claire Crockett marcou seus contemporâneos por seu percurso, sua conversão fulgurante, sua alegria de viver e sua morte repentina, há exatamente 8 anos. Ela perdeu a vida juntamente com outras 700 pessoas durante um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Equador no sábado, 16 de abril de 2016.
A jovem faleceu no desabamento de uma escada na escola administrada pelas Irmãs Servas do Lar da Mãe, onde ensinava música, enquanto ajudava outras religiosas a descer. Outras cinco postulantes também faleceram. Dois anos após sua morte, em 2018, a perda da irmã Claire levou sua comunidade a celebrar sua vida e suas realizações em um documentário intitulado All or Nothing, que está disponível online gratuitamente. As religiosas a lembram como uma “irmã de grande generosidade, com um dom de simpatia muito especial e um carisma único para cuidar das crianças e dos jovens”.
A conversão numa Sexta-Feira Santa
Rapidamente, seu testemunho de fé tocou muitas pessoas, e as irmãs passaram a divulgar aspectos de sua vida e sua conversão. Claire era uma jovem bem de seu tempo, com uma adolescência bastante agitada: “Eu adorava sair para festas. Desde os 16 ou 17 anos, passava todos os meus finais de semana bebendo com meus amigos. Gastava todo o meu dinheiro com álcool e cigarro.” A jovem também se destacava nos palcos, atuando em uma companhia de teatro e sonhando com uma carreira de atriz. Ela até participou de um filme.
Foi então que uma amiga lhe ofereceu uma viagem gratuita à Espanha, e Claire descobriu, por acaso e tarde demais para cancelar, que na verdade se tratava de uma peregrinação de 10 dias com “pessoas de 40 e 50 anos, todas com rosários na mão”, durante a Semana Santa.
Ao contar essa história mais tarde, Claire disse: “Agora vejo como a Virgem usou isso para me trazer de volta para casa, para o lar, para a casa do Seu Filho.” Porque foi na Sexta-Feira Santa, diante do Santíssimo Sacramento, que ela teve um verdadeiro encontro com Jesus : “O Senhor me mostrou como minha vida insensata feria o Seu Sacratíssimo Coração. Eu sabia que devia abandonar tudo e segui-Lo. Muito claramente, Ele me pedia para confiar Nele, colocar minha vida em Suas mãos e ter fé.”
A jovem então entrou para a vida religiosa aos 18 anos e, por 15 anos, irradiou alegria e dedicação entre as crianças que cuidava em uma escola fundada pela sua comunidade, no Equador.
Fonte de inspiração
Com o anúncio da abertura de sua causa de beatificação, o padre Gérard Mongan, pároco da cidade natal de irmã Claire em Derry, explicou que ela já havia trazido muitas pessoas à fé com sua história de conversão : “Os habitantes de Derry e de outros lugares estão emocionados com a possibilidade de um dia terem sua própria santa. Ela é uma fonte de elevação para muitos jovens que se inspiram em sua vida, especialmente em sua alegria contagiante. Estamos todos aguardando com grande expectativa a abertura oficial de sua causa, quando ela se tornará uma serva de Deus.”
Para saber mais
All or Nothing, Irmã Clare Crockett disponível no Youtube.