Designer brasileiro reconstrói o rosto de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel
Um designer brasileiro, junto a outros especialistas, reconstruíram a imagem de São Nicolau de Mira, um bispo do século IV que inspirou a figura do Papai Noel.
O designer brasileiro Cícero Moraes já criou imagens digitais de várias figuras religiosas, como São Vicente de Paulo, Santa Catarina de Gênova e Santo Antônio de Pádua. Desta vez, com a equipe dele, ele decidiu dar vida a São Nicolau de Mira, um bispo que viveu no século IV, na Ásia Menor (atualmente Turquia) e que inspirou a figura do Papai Noel.
“Nós temos uma tradição de aproximar faces de santos há mais de 10 anos,” explicou Cícero Moraes a Aleteia. Em dezembro 2024 ele decidiu pedir ao seu colega de equipe, Dr. José Luis Lira, especialista na vida dos santos católicos, que tentassem recriar o rosto de São Nicolau de Mira. Com a ajuda do dentista Dr. Thiago Beaini, eles começaram o trabalho a partir de dados e medidas sobre a estrutura óssea do santo, fornecidos pelo Centro Studi Nicolaiani. Essas informações haviam sido coletadas por pesquisadores na década de 1950, durante a renovação da cripta da Basílica de São Nicolau, em Bari (Itália), onde os restos de São Nicolau estavam guardados.
A equipe reconstruiu a imagem 3D do santo usando uma reconstrução facial forense (RFF) ou aproximação facial forense (AFF), que é “uma técnica auxiliar de reconhecimento que reconstrói/aproxima a face de uma pessoa a partir do seu crânio,” conforme explicado em um artigo científico escrito pela equipe e publicado pela Ortog Online, que detalha o processo.
“Aproximar a face dos santos, permite dar as relíquias um rosto humanizado, que gera mais identificação e empatia. Além disso, é uma oportunidade de examinar os restos mortais e descobrir um pouco mais sobre a vida da figura religiosa,” explicou Cícero Moraes. “Em relação à veneração, dar uma face pode criar uma identificação única, mas certamente isso pouco influencia na fé, que é muito mais ligada ao que o santo representa, do que como ele era.”
A história de São Nicolau
São Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari, nasceu entre 250 e 270 em Patara, na atual Turquia, no Império Romano. Embora não existam muitas informações históricas sobre sua vida, sabe-se que ele foi nomeado Bispo de Mira, também na Ásia Menor, e depois foi exilado e preso durante a perseguição aos cristãos sob o império de Diocleciano. Após sua libertação, em 325, participou do Concílio de Nicéia e faleceu em Mira, em 343.
A tradição diz que, em uma de suas ações de generosidade, São Nicolau jogou, pela chaminé, um pouco de dinheiro na casa de um vizinho que tinha três filhas, mas não tinha dinheiro suficiente para pagar o dote para elas se casarem. Sem a ajuda, as jovens corriam o risco de serem forçadas à prostituição. Graças a esse presente, a filha mais velha do vizinho conseguiu se casar.
Foi a partir dessa história que surgiu a tradição de dar presentes para crianças na festa de São Nicolau, cuja figura, ao longo do tempo, evoluiu para o Papai Noel de bochechas rosadas que conhecemos hoje.