NOTÍCIAS

3 razões que mostram a devoção do Brasil à Imaculada Conceição

No domingo, 8 de dezembro, a Igreja celebra o dogma da Imaculada Conceição. Conheça 3 fatos interessantes que demonstram a popularidade dessa devoção no Brasil.

No domingo, 8 de dezembro, a Igreja celebra o dogma da Imaculada Conceição, ou seja, a crença de que a Virgem Maria foi livre do pecado original desde o momento de sua concepção. Esse dogma, aprovado em 1854 pelo Papa Pio IX, é uma devoção popular e importante na Igreja no Brasil. Aqui estão três fatos que o demonstram!

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira e rainha do Brasil e está intimamente relacionada com a Imaculada Conceição. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717 e deu origem ao atual santuário e devoção, é uma estátua da Imaculada Conceição. Na verdade, o nome completo da devoção é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A devoção à Imaculada Conceição já era muito forte em Portugal, que consagrou o país à Nossa Senhora já em 1147. Nossa Senhora da Imaculada Conceição é também padroeira de Portugal e de toda a lusofonia.

Mais de 500 santuários e igrejas dedicados a ela no Brasil

Diversos veículos de comunicação afirmam que existem mais de 500 igrejas e paróquias no Brasil dedicadas à Imaculada Conceição. De acordo com Canção Nova, há pelo menos “32 Igrejas particulares que a tomam como padroeira, titular arqui/diocesana ou da catedral, ou ainda como padroeira municipal.”

Em algumas cidades e municípios, o dia 8 de dezembro é até um feriado! Segundo a BBC Brasil, há 20 cidades onde se observa esse feriado, e nos estados do Maranhão e Amazonas o feriado se aplica aos estados inteiros.

Conceição: um nome popular