NOTÍCIAS

O Papa exorta os novos cardeais a ‘caminharem na estrada de Jesus’

Neste fim de semana, o Papa Francisco criou 21 novos cardeais, incluindo o arcebispo brasileiro de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Confira as fotos!

“Retornar ao coração para voltar ao mesmo caminho de Jesus, é disso que precisamos. E hoje, especialmente para vós, caros irmãos, que recebeis o cardinalato, eu gostaria de dizer: tende o cuidado de caminhar na estrada de Jesus.” Esta foi a exortação do Papa Francisco aos 21 novos cardeais que ele criou durante um consistório realizado no sábado, 7 de dezembro de 2024, na Basílica de São Pedro. Desses 21 cardeais, 20 têm menos de 80 anos e, portanto, poderão eleger um novo Papa em caso de conclave, entre eles o arcebispo brasileiro de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.

Na homilia, o Papa Francisco lembrou aos novos cardeais a importância de não se deixarem distrair por objetivos superficiais, mas de manter Jesus Cristo como o foco principal.

“Com muita frequência, coisas secundárias tomam o lugar do que é indispensável, as superficialidades prevalecem sobre o que realmente importa, mergulhamos em atividades que consideramos urgentes, sem conseguir chegar ao coração,” explicou o Papa.

“Em vez disso, temos sempre a necessidade de voltar ao centro, de recuperar o fundamento, de despojar-nos do que é supérfluo para nos revestirmos de Cristo (cf. Rm 13, 14). A própria palavra “cardeal” nos faz lembrar disso, já que indica o pivô no qual é inserida a dobradiça de uma porta: é um ponto firme de apoio, de sustentação. Assim sendo, caros irmãos, Jesus é o ponto de apoio fundamental, o centro de gravidade de nosso serviço, o “ponto cardeal” que orienta toda a nossa vida.”

“Na estrada de Jesus, caminhemos juntos. E caminhemos com humildade, caminhemos com admiração, caminhemos com alegria,” ele acrescentou.