Reze esta trezena a São Sebastião, peregrino da esperança!
A arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro lançou uma trezena para se preparar para a festa de seu santo padroeiro no dia 20 de janeiro!
São Sebastião “nos ensina que a vivência das virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade é a resposta efetiva daqueles que encontraram a vida nova trazida por Cristo Jesus.” Assim é como o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, apresenta o santo padroeiro da cidade, celebrado no dia 20 de janeiro, em um comunicado publicado no site da arquidiocese no dia 6 de janeiro de 2025.
Neste ano, a diocese celebra São Sebastião como um “peregrino da esperança” à luz do tema do Jubileu de 2025. Dom Orani, de fato, explica que a história de São Sebastião, que foi perseguido pelo império romano e martirizado duas vezes, é um exemplo de como a esperança cristã pode nos ajudar a prevalecer diante das adversidades. Ele destaca que este santo deve inspirar os cristãos de hoje, que enfrentam “perseguições, contravalores, ideologias, polarizações” ou ainda “a violência” e “a pobreza.”
“Um pedido em especial é pela paz, peçamos a intercessão de São Sebastião pela paz em nossa cidade, que tenhamos menos violência e menos morte de inocentes,” explicou Dom Orani em uma segunda carta publicada no dia 10 de janeiro no site da arquidiocese.
A trezena
Como tem feito todos os anos desde 2010, para preparar os fiéis para o dia da festa de São Sebastião, a arquidiocese lançou uma “trezena” no dia 7 de janeiro de 2025, que vai até o dia 20 de janeiro. Durante esse período, a imagem peregrina de São Sebastião percorrerá diferentes áreas da diocese, como hospitais, escolas, igrejas e outros locais. A lista completa de lugares pode ser encontrada no site da arquidiocese.
“Nos lugares visitados pela imagem missionária, as pessoas são convidadas a ver em nosso santo soldado um sinal de que a luta cristã pelo bem não é perdida, mas é vencida pela esperança que, como nos ensina o Apóstolo Paulo, não decepciona (Rm 5, 5),” explica Dom Orani.
Ao acolher a imagem nas diferentes áreas, os fiéis rezarão a trezena, cantando hinos, lendo o Evangelho do dia, ouvindo meditações, preces e mais. Mesmo que você não esteja no Rio de Janeiro ou não possa estar presente fisicamente com a imagem peregrina, pode rezar a trezena utilizando o livreto publicado no site da arquidiocese.
Uma oração a São Sebastião
“O Rio de Janeiro sabe que tem no céu um especial protetor que roga por essa cidade, tão ferida por muitas flechas, mas com um povo que sabe contornar as dificuldades com alegria, fé e esperança,” afirma Dom Orani.
“A fé e a devoção a São Sebastião têm que ser espalhadas aos quatro cantos da cidade, todo o povo tem que celebrar o santo padroeiro,” ele explica. “Que a fé ao nosso padroeiro alcance muitas pessoas dessa cidade ao longo desses dias.”
O Cardeal conclui com a seguinte oração a São Sebastião:
Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores do nosso verdadeiro inimigo: o pecado, que nos faz viver sem fé, sem esperança e sem caridade.
Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra de Santa Cruz.
Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual.
Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer,são instrumentos de infelicidade para os outros.
E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final.
São Sebastião, advogado contra as epidemias, a fome e as guerras, rogai por nós sem cessar.
Ó glorioso batalhador da fé, socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes, rogai por nós junto a Deus.