NOTÍCIAS

O afeto do Papa Francisco por São João Bosco

O Santo Padre recordou os filhos espirituais de Dom Bosco como aqueles que o formaram “na beleza e no trabalho” e que lhe ensinaram a ser “muito alegre.”

No dia 31 de janeiro é a festa de São João Bosco, um sacerdote e educador italiano do século XIX que dedicou sua vida ao cuidado de crianças e jovens. Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco tem expressado frequentemente sua proximidade e preocupação com as crianças e os jovens, citando São João Bosco como exemplo a ser seguido em diversas ocasiões.

Em uma entrevista ao jornal italiano La Stampa em janeiro 2024, o Papa Francisco elogiou o santo, destacando sua habilidade em fornecer aos jovens as ferramentas necessárias para que crescessem intelectualmente e na fé, apesar das circunstâncias difíceis:

“Diz a lenda que Dom Bosco disse: ‘Se quiserem ajudar jovens, joguem uma bola na rua.’ O fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora soube chamar, envolver e entusiasmar meninos sem futuro, e dar-lhes um futuro. Como? Com os oratórios. Lá, os jovens jogavam, rezavam e aprendiam. Para milhares de pequenos abandonados, desesperados, destinados a uma vida de miséria e exclusão, Dom Bosco traçou o caminho para um futuro de dignidade e esperança. Ele lhes forneceu os instrumentos intelectuais e espirituais para superar os obstáculos e valorizar suas vidas.”, afirmou o Papa.

“Pensemos neste grande santo”

O Papa Francisco tem elogiado o santo italiano diversas vezes, inclusive quando esteve em Turim em 2015 para o 200º aniversário do nascimento de Dom Bosco. “E convosco dou graças ao Senhor por ter oferecido à sua Igreja este santo que, juntamente com inúmeros outros santos e santas desta região, constituem uma honra e uma bênção para a Igreja […] e para o mundo inteiro,  de maneira particular em virtude da atenção que ele prestou aos jovens pobres e marginalizados”, afirmou o Papa aos seguidores de São João Bosco.

O Papa também mencionou, na introdução a um livro sobre São João Bosco lançado em 2019, que cursou a sexta série em uma escola salesiana na Argentina e elogiou o carisma dessa congregação. “Os Salesianos me formaram na beleza, no trabalho e a ser muito alegre”, escreveu ele.

Durante a oração do Ângelus de domingo, em 31 de janeiro de 2022, o Papa também recordou São João Bosco em sua festa, com palavras que seguem sendo atuais. “Pensemos neste grande santo, sacerdote e mestre da juventude. Ele não se fechou na sacristia, não se fechou nas suas coisas. Saiu às ruas à procura de jovens, com a criatividade que foi a sua característica.”