A mensagem da Força Aérea Portuguesa ao Papa: “sua bênção é marco importante”
Francisco estava no voo de retorno a Roma quando recebeu a mensagem, escrita a punho, dos militares da Força Aérea Portuguesa. Durante a viagem apostólica, eles tanto escoltaram o avião do Papa como o transportaram de helicóptero de Lisboa a Fátima no último sábado (5). Na mensagem: “em muito nos enalteceu com a sua presença no nosso país. A sua bênção aos portugueses e em particular aos militares é um marco importante para todos”.
Andressa Collet – Vatican News
Os 5 dias de viagem apostólica do Papa Francisco a Portugal – por ocasião da Jornada Mundial da Juventude – continuam gerando mensagens de gratidão por quem o encontrou no país, inclusive por quem trabalhou pela segurança do Pontífice. Como foi o caso da Força Aérea que tanto escoltou o Papa no espaço aéreo português como o transportou em helicóptero quando se deslocou de Lisboa a Fátima.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, durante a viagem de retorno a Roma na noite deste domingo (6), chegou às mãos do Papa Francisco uma mensagem da equipe dos F-16M da Força Aérea Portuguesa que fez a escolta do Pontífice na chegada ao país, na última quarta-feira (2), com dois aviões militares. As palavras do bilhete escrito a punho pelos militares:
“Vossa Santidade, Papa Francisco, em muito nos enalteceu com a sua presença no nosso país. A sua bênção aos portugueses e em particular aos militares é um marco importante para todos, sem nunca esquecer as nossas famílias, que fazem de cada um de nós.”
A mensagem é assinada com o lema da Força Aérea Portuguesa “Ex Mero Motu”, que em latim traduz o direito de afirmação das próprias aviações do país e o mérito que as distingue. Além das boas vindas ao Papa no início da sua viagem apostólica em terras portuguesas, o Pontífice foi recebido por uma Guarda de Honra constituída por alunos da Academia da Força Aérea no Aeródromo de Trânsito n. 1, instalação militar adjacente ao Aeroporto de Lisboa, em Figo Maduro.
O transporte de helicóptero do Papa a Fátima
Já no último sábado (5), segundo informações do próprio site da Força Aérea Portuguesa, o compromisso foi com o transporte do Papa Francisco entre Lisboa e Fátima no âmbito da JMJ feito através de um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, liderado pelo comandante de esquadra, Major Daniel Silva. O regresso à capital portuguesa foi na mesma aeronave ao final da manhã.
Dados da imprensa local confirmam que há 12 helicópteros do gênero em Portugal que inclusive já foram usados para transporte similiar como aconteceu nas três visitas de João Paulo II (1982, 1991 e 2000), na de Bento XVI (2010) e na primeira viagem do Papa Francisco a Fátima em 2017.
Para a missão do último sábado (5) com o Papa Francisco de volta à Fátima, a Força Aérea empenhou um avião P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos” que monitorou os movimentos para a garantia da segurança. Ainda foram disponibilizados outros dois helicópteros que transportaram a comitiva do Pontífice.
Segundo a Força Aérea, “ao mesmo tempo em que a missão se realizava, mantiveram-se sempre garantidos os alertas de Busca e Salvamento da responsabilidade do EH-101 Merlin, no Continente, nos Açores e na Madeira, através das Esquadras 751 e 752 – ‘Fénix'”.