Bispos bolivianos iniciam processo de digitalização nas dioceses
O processo de digitalização de documentos, além de fortalecer a missão “de cuidar, proteger e preservar o rico patrimônio da Igreja na Bolívia”, beneficiará os fiéis que poderão obter qualquer certificado nas suas paróquias, poupando tempo e custos.
Iniciar um processo de digitalização e modernização nas dioceses do país é uma das tarefas para as quais foi chamado o bispo Eugenio Coter, vigário apostólico de Pando, no norte da Bolívia.
“A adoção de softwares especializados nas nossas paróquias representa um passo crucial para uma Igreja mais eficiente e conectada aos fiéis na era digital; permite-nos modernizar os nossos processos administrativos e dá-nos a oportunidade de oferecer um melhor serviço às nossas comunidades no país”, afirmou dom Coter, que também é administrador apostólico de Reyes. “Os fiéis poderão obter qualquer certificado nas suas paróquias, poupando tempo e custos”, salienta ele.
A notícia foi divulgada pela Conferência dos Bispos Bolivianos que, em colaboração com Ecclesiared, um dos principais softwares de gestão paroquial, decidiu lançar este plano de digitalização para ajudar dioceses e paróquias a também utilizarem as tecnologias digitais como ferramentas para os seus trabalhos e iniciativas pastorais.
“Esta iniciativa não só nos ajudará a adaptar-nos aos tempos digitais que a Igreja está vivendo, mas também fortalecerá a nossa missão de cuidar, proteger e preservar o rico patrimônio da Igreja na Bolívia, fazendo cópias digitais dos nossos arquivos paroquiais. Estamos empenhados em alcançar uma transição digital que seja benéfica para todos os fiéis e colaboradores das nossas paróquias”, afirmou o vigário apostólico.
O processo de digitalização começará no Vicariato de Pando e no Vicariato de Reyes, para se estender gradualmente às Dioceses de San Ignacio de Velasco, ao Vicariato Apostólico de Ñuflo de Chávez e a toda a Igreja na Bolívia.
*Agência Fides