Cabo Verde. Ministra: “Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos”
No mundo atual, a saúde mental emerge como uma prioridade global e Cabo Verde não é exceção. Diante dos desafios e das demandas crescentes, o Ministério da Saúde reconhece a necessidade premente de promover o bem-estar psicológico e emocional da população. É neste contexto que o governo declarou 2024 – Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”.
Rosa Delgado Rocha – Vatican News
A Dra Filomena Gonçalves, ministra da saúde, explica que esta iniciativa sob o lema “Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos” visa promover o estilo de vida saudável, abordando o estigma associado às questões de saúde mental, tendo também por objetivo trazer ao de cima a saúde no seu sentido mais positivo, pra além de criar as condições para que as pessoas possam ser acolhidas e acompanhadas, promovendo a positividade, a vida com qualidade, com valores, com humanismo, com o aproximar, com o calor humano.
Em entrevista à Rádio Vaticano, ela falou dos objetivos da campanha, do envolvimento da população, das intuições e do pessoal de saúde bem como das confissões religiosas cujas relações estão a seu cargo.
A ministra disse ainda que o declarar do ano da saúde mental quer ser uma oportunidade para que todo e qualquer cabo-verdiano reflita e analise os seus hábitos, o seu quotidiano para ver que com pequenas alterações pode-se ter com certeza um efeito, que no todo será grande.