Caminho sinodal: prossegue o diálogo entre a Santa Sé e o Episcopado alemão
Novo encontro realizado no Vaticano entre os representantes da Cúria Romana e da Conferência Episcopal Alemã. A reunião, a que se seguirão outras, decorreu num ambiente positivo e construtivo, refere um comunicado conjunto
Representantes da Cúria Romana e da Conferência Episcopal Alemã (DBK) reuniram-se nesta quarta-feira, 26, no Vaticano. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Trata-se da continuação do diálogo iniciado durante a visita ad Limina dos bispos alemães em novembro de 2022. Naquele encontro, de fato, foi acordado que as questões teológicas e disciplinares que surgiram em particular no “Caminho sinodal” seriam aprofundadas ulteriormente discutidas. A reunião – especifica um comunicado conjunto da Santa Sé e da Conferência Episcopal Alemã – transcorreu em um clima positivo e construtivo. Outras se seguirão.
Da Cúria Romana, estiveram presentes os cardeais Luis Ladaria Ferrer, Kurt Koch e Pietro Parolin, e os arcebispos Filippo Iannone, Robert Prevost e Vittorio Viola. Por parte do episcopado alemão, os bispos Georg Bätzing, Stephan Ackermann, Michael Gerber, Bertram Meier, Franz-Josef Overbeck, respectivamente presidente da DBK (Deutschen Bischofskonferenz) e presidentes das Comissões Episcopais para a Liturgia, para as Vocações e Serviços Eclesiais, para a Igreja universal, para a Fé, bem como a secretária geral, dra. Beate Gilles, e o porta-voz da Conferência, Matthias Kopp.