Cáritas América Latina y el Caribe realiza encontro em Belo Horizonte
Para o coordenador regional, Nicolás Meyer, “Este espaço de coordenação regional nos permite sentirmo-nos parte de um corpo vivo, que, com diferentes dons e carismas, escuta o clamor da terra e o calor dos pobres.
Vatican News
De 18 a 22 de março, na cidade de Belo Horizonte (MG), no Brasil, realiza-se a Coordenação Regional – CORE Ampliada de Cáritas América Latina y el Caribe. O encontro reúne os coordenadores das zonas, referentes das equipes de trabalho e serviços, equipe do secretariado regional e cooperadores.
Na sessão de abertura, o presidente de Cáritas América Latina y el Caribe, dom Gustavo Rodríguez, e o presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio da Silva, se conectaram, juntamente com alguns diretores de Cáritas Nacionales, para saudar os presentes.
Para o coordenador regional, Nicolás Meyer, “este espaço de coordenação regional nos permite sentirmo-nos parte de um corpo vivo, que, com diferentes dons e carismas, escuta o clamor da terra e o calor dos pobres. Sabemos que os desafios são enormes, mas sentimos a esperança deste momento eclesial que nos convida a continuar trabalhando por um mundo mais justo e fraterno”.
Escuta fraterna, partilha e olhar para a realidade
A dinâmica de trabalho do encontro conta com momentos de partilha em grupo, diálogos transversais para encontrar as entre as diversas atividades. O primeiro dia de trabalho foi aberto por um momento de espiritualidade e por uma jornada de escutas. Gabriela Blanco (Cáritas Argentina), padre Francisco de Asís (Cáritas Mexicana) e Marcus Neto (SELACC) facilitaram a reflexão e impulsionaram a trabalhar com renovado compromisso para os mais necessitados. Cada participante levou consigo um sinal que representasse sua missão na Cáritas.
Num momento dedicado ao Contexto eclesial da região, Cristina dos Anjos (Cáritas Brasileira) partilhou a experiência vivida durante a sessão da primeira Assembleia do Sínodo sobre Sinodalidade e o Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação e professor da PUC Minas, expôs sobre a missão da Igreja no ambiente digital. O contexto social, econômico e político da região foi apresentado por Maurício Abdalla, professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo, a partir de uma leitura crítica da realidade a partir de mudanças objetivas, subjetivas e as consequências.
Visita a Brumadinho
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a visita ao Assentamento Pastorinhas, na cidade de Brumadinho, para conhecer a realidade das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale S.A, em 25 de janeiro de 2019. Durante a visita, os participantes puderam dialogar com a agricultora Valeria Antônia Silva Carneiro e o técnico da Cáritas Minas Gerais Lucas Rodrigues.
Valéria destacou o acompanhamento da Cáritas há aproximadamente 20 anos, na formação de segurança alimentar e formação participativa. A atual fase do acompanhamento da Cáritas na localidade é de garantia da ampla e irrestrita participação das coletividades atingidas. Essa participação deve considerar, também, o acúmulo de conhecimento e diagnóstico relativos aos danos, desde que o acordo judicial foi firmado.
Os trabalhos do dia foram concluídos com a celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, e o jantar com a comunidade.
Após o término do encontro, o plano estratégico será integrado ao Marco Estratégico publicado no mês de janeiro de 2024.
Fonte: Cáritas