Caritas italiana e Conferência Episcopal Italiana em missão na Terra Santa

Desta segunda-feira, 24, até 27 de junho, em Jerusalém para compreender e olhar para o futuro. Etapas da missão na Cisjordânia e em Israel; encontros programados com o cardeal Pizzaballa e autoridades políticas e religiosas.

Começa nesta segunda-feira, 24 de junho, uma missão à Terra Santa da Caritas Italiana e do Serviço para Intervenções Caritativas pelo Desenvolvimento dos Povos da Conferência Episcopal Italiana. O objetivo é, antes de tudo, levar uma mensagem de proximidade e solidariedade à população exausta pelo conflito em curso, bem como ouvir, compartilhar e ver diretamente a complexidade da situação em uma troca direta com os colegas da Caritas Jerusalém e com as pessoas que trabalham no campo.

A Caritas Italiana tem a tarefa de traduzir em obras as doações coletadas como resultado da coleta nacional, convocada na Quaresma pela Conferência Episcopal Italiana. Desde a escalada do conflito, ela tem acompanhado a evolução da situação, em contato contínuo com colegas locais e dentro da rede internacional da Caritas.

Etapas e encontros da missão

Conforme declarado em nota da organização, é importante ter uma percepção direta da situação na Terra Santa, ouvindo as pessoas que trabalham nos vários territórios. A delegação fará etapas na Cisjordânia, visitando Jerusalém Oriental, Ramallah e Belém; e em Israel, onde visitará famílias na Cidade Velha de Jerusalém, várias localidades nos arredores e o vilarejo de “Nevé Shalom – Wahat as-Salam” (“Oásis da Paz”), criado conjuntamente por judeus e árabes palestinos, unidos por seu compromisso com o trabalho de educar para a paz, a igualdade e a compreensão entre as duas populações.

O intenso programa inclui encontros com representantes da Igreja local – incluindo o Patriarca Pierbattista Pizzaballa -, várias instituições (políticas, educacionais, universitárias) e a sociedade civil.

Entre os objetivos da viagem está o compartilhamento de projetos atuais e planos futuros da Caritas Jerusalém, a fim de fortalecer a cooperação presente e futura de longo prazo. Está previsto trabalhar, em particular, na assistência humanitária em Gaza e na Cisjordânia, na reabilitação e reconstrução socioeconômica pós-conflito – incluindo o desenvolvimento de peregrinações e relações com paróquias palestinas e israelenses – e no desenvolvimento de uma cultura de paz e coexistência, para que o uso da violência não seja a única perspectiva na resolução de conflitos.

Participam da missão, que termina na quinta-feira, 27 de junho, o diretor da Caritas Italiana, Pe. Marco Pagniello; o vice-diretor Paolo Valente; o chefe da Caritas Italiana para o Oriente Médio, Danilo Feliciangeli; e o Pe. Gabriele Pipinato, chefe do Serviço de Intervenções Caritativas para o Desenvolvimento dos Povos da CEI.