CEI, coleta em solidariedade às populações afetadas pelo conflito na Terra Santa
Solidariedade com as vítimas da guerra em curso entre Israel e Hamas e participação em seu sofrimento: esse é o objetivo da coleta convocada pela Conferência Episcopal Italiana para 18 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, com o apoio da Caritas italiana e da Caritas Jerusalém
Vatican News
Uma coleta nacional, a ser realizada em todas as igrejas italianas, como um sinal concreto de solidariedade e participação de todos os fiéis nas necessidades materiais e espirituais das populações afetadas pelo conflito em curso na Terra Santa. A convocação para a iniciativa no domingo, 18 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, foi feita pela presidência da Conferência Episcopal Italiana.
Conforme explicado em um comunicado divulgado esta quinta-feira, 8 de fevereiro, as doações coletadas, a serem enviadas à Caritas Italiana até 3 de maio, permitirão planejar intervenções unitárias também graças à coordenação com a rede das Caritas internacionais que atuam in loco.
Em contato com a Igreja local
“A Caritas Italiana – explica o diretor, padre Marco Pagniello – está em constante contato com a Igreja local: depois de ter apoiado as intervenções da Caritas Jerusalém na fase inicial da emergência, continua seguindo a evolução da situação, acompanhando as Igrejas locais na organização das várias iniciativas para atender às necessidades dos mais pobres e para promover um clima de paz e reconciliação”.
A coleta do dia 18 de fevereiro também representa uma oportunidade valiosa para conscientizar e animar as comunidades paroquiais italianas. Para isso, a Caritas Italiana está preparando subsídios e cartazes que serão colocados à disposição das dioceses.