China, transferência do Bispo de Hangzhou e nomeação do Papa

No sábado, 22 de junho, Francisco nomeou Joseph Yang Yongquiang para a sede de Zhoucun, província de Shandong, na China, no âmbito do diálogo relativo ao Acordo entre a Santa Sé e a República Popular da China. O prelado participou da Assembleia do Sínodo dos Bispos.

De Gianni Valente *

Joseph Yang Yongquiang é o novo bispo de Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang. “No âmbito do diálogo relativo à aplicação do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China, o Santo Padre nomeou, em 12 de junho de 2024, o mons. Joseph Yang Yongquiang, bispo de Hangzhou (província chinesa de Zhejiang), transferindo-o da sé de Zhoucun (província chinesa de Shandong)”, informou no sábado, 22 de junho, o boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A solene liturgia eucarística de posse do bispo na sua nova sede episcopal será celebrada na Catedral de Hanghzhou na quinta-feira, 27 de junho.

Joseph Yang Yongqiang nasceu em 11 de abril de 1970 em Boxe (Shandong), numa família católica. Em 1987, ingressou no Seminário do Espírito Santo em Jinan. Realizou estudos filosóficos e teológicos naquele Seminário e em Sheshan, em Xangai. Em 15 de junho de 1995, recebeu a ordenação sacerdotal. Depois de exercer o ministério de pároco, foi enviado para continuar os estudos no Seminário Nacional de Pequim. Posteriormente, ocupou o cargo de professor no Seminário do Espírito Santo. Nomeado bispo coadjutor de Zhoucun, foi consagrado em 15 de novembro de 2010 e em 8 de fevereiro de 2013 sucedeu a dom Ma Xuesheng no comando daquela diocese. Em 12 de junho de 2024, o Papa Francisco o nomeou bispo de Hangzhou.

Em outubro de 2023, junto com o outro bispo chinês Antônio Yao Shen, da Diocese de Jining/Wumeng, Joseph Yang Yongqiang participou da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Posteriormente, numa entrevista concedida exclusivamente à Agência Fides, dom Yang declarou-se “honrado” por ter sido convidado a participar da Assembleia do Sínodo dos Bispos realizada em Roma, e assim ter tido “a oportunidade de partilhar o meu caminho de fé ouvindo o dos outros”, disse ele.

Nessa mesma entrevista, o bispo falou sobre o florescimento da sua vocação sacerdotal: “Venho de uma família de tradição católica e a fé dos idosos da família teve uma grande influência sobre mim, especialmente a da minha avó. Lembro-me dela nos pedindo para ler orações todas as noites e também nos pedindo para nos ajoelharmos diante de estátuas ou imagens de Jesus, da Virgem Maria, de São José ou de outros santos antes de dormir. Depois, ela mesma continuava recitando as orações até tarde da noite.” Certa vez – acrescentou dom Yang, continuando a sua história – “minha mãe fez uma peregrinação ao Monte de Nossa Senhora em Huzhuang. Quando voltou, contou-nos que tinha visto alguns jovens seminaristas sentados lendo na igreja da zona ocidental de Jinan, que pareciam calmos e disciplinados. Enquanto ele falava sobre isso, seus olhos brilhavam. Suas palavras permaneceram impressas em meu coração, e assim a semente do sacerdócio foi plantada em mim”.

Na entrevista, o novo bispo de Hangzhou citou também um trecho do De Imitatione Christi que o inspirou em seu caminho: “Abstenha-se de discursos inúteis. Tanto quanto possível, fique longe da agitação que as pessoas fazem. Na verdade, mesmo que se espera isso com pureza de intenção, lidar com os assuntos do mundo é um grande obstáculo, porque logo se torna poluído pelas vaidades e feito escravo. Mais de uma vez eu gostaria de ter ficado quieto e não ter ido para o meio das pessoas”.

Dom Yang, naquela entrevista, também contou uma história pessoal ligada à sua ordenação sacerdotal: “Meu pai me apresentou ao padre Li Chonglun, responsável diocesano, e me disse: ‘Hoje entrego este garoto à Igreja. Não descansarei em paz até que não seja ordenado’. Nunca pensei que suas palavras mais tarde se tornariam uma profecia. No dia seguinte à minha ordenação sacerdotal pelo bispo Aloysius Jin Luxian, recebi um telefonema informando que meu pai acabara de falecer. Comecei a chorar. Suas palavras foram como as de Simeão no Evangelho de Lucas, também citadas nas Orações das Completas: “Agora, meu Senhor, que o teu servo vá em paz, segundo a tua palavra…”. Então, toda vez que faço essas orações, é como se estivesse rezando por meu pai”.

Trinta mil católicos vivem na diocese de Hangzhou. A sé episcopal estava vacante. Em 25 de junho de 2000, o padre Matteo Cao Xiangde recebeu a ordenação episcopal ilegítima (já que não tinha mandato pontifício) como bispo de Hangzhou. Posteriormente, em 8 de junho de 2008, a Santa Sé legitimou-o, mas sem lhe confiar jurisdição. Dom Caro faleceu em 9 de julho de 2021, aos 92 anos, após uma longa doença.

* Diretor da Agência Fides