como buscar as joias preciosas da vida e distingui-las das quinquilharias
Durante o último Angelus de julho de 2023, o Papa Francisco comentou sobre o trecho do Evangelho de Mateus que narra a parábola de um negociante que procurava pedras preciosas. O comerciante, quando encontra uma pérola valiosa, vende tudo o que tinha para comprá-la.
O Santo Padre destacou a importância da atitude de procurar a joia mais preciosa da vida, que é Jesus. Disse o Pontífice:
Depois, Francisco explicou que o negociante soube encontrar e identificar a joia preciosa:
“É importante ser capaz de encontrar o que importa: treinar-nos para reconhecer as joias preciosas da vida e distingui-las das quinquilharias. Não percamos tempo e liberdade com coisas triviais, passatempos que nos deixam vazios por dentro, enquanto a vida nos oferece todos os dias a pérola preciosa de um encontro com Deus e com os outros! É necessário saber reconhecê-la: discernir para encontrá-la.”
O Papa ainda reiterou o sacrifício que o comerciante fez para adquirir a joia preciosa:
“Mas o que é esta pérola pela qual tudo se pode renunciar, aquela de que nos fala o Senhor? Essa pérola é Ele mesmo. É o Senhor! Procurar o Senhor e achar o Senhor, encontrar o Senhor, viver com o Senhor. A pérola é Jesus: Ele é a pérola preciosa da vida, a ser procurada, encontrada e adquirida. Vale a pena investir tudo Nele porque, quando se encontra Cristo, a vida muda. Quando você encontra Cristo, a sua vida muda.”
Por fim, o Pontífice convidou a todos a refletir sobre os três gestos do negociante:
“Buscar: estou, em minha vida, buscando? Sinto-me no lugar, tranquilo, satisfeito ou treino meu desejo de bem? Estou aposentado espiritualmente? Quantos jovens estão aposentados! Segundo gesto, encontrar: pratico o discernimento do que é bom e vem de Deus, sabendo renunciar ao que, ao contrário, me deixa com pouco ou nada? Por fim, comprar: sei como me sacrificar por Jesus? Ele está em primeiro lugar para mim? Ele é o maior bem da vida? Seria bom dizer a Ele hoje: ‘Jesus, você é meu maior bem’. Que cada um diga em seu coração: ‘Jesus, sois meu maior bem.’”