como sair de férias com tranquilidade
Quando a gente está para sair de férias do trabalho, é aquela loucura para deixar o serviço em dia, né? Afinal, ninguém quer ver o Sr. WhatsApp do escritório chamando em pleno período de descanso! E é aí que sempre entram pensamentos do tipo: “Será que eu finalizei aquele relatório que meu chefe pediu? Será que enviei aquele e-mail que o cliente solicitou?”.
Bom, as férias também exigem um mínimo de preparação para deixar tudo em dia no trabalho e não ser incomodado (nem com pensamentos, nem com mensagens) durante a folga.
Abaixo, algumas dicas para quem quer sair de férias com mais tranquilidade.
1Faça um checklist
Dez ou quinze dias antes da saída para as férias, é aconselhável listar todas as tarefas a serem realizadas antes de levantar as velas: arquivos a serem concluídos, compromissos a serem marcados, e-mails a serem enviados, telefonemas a serem feitos. Isso permite que você descarregue sua mente, não se esqueça de nada, além de garantir que você não perca o sono nas férias, pensando em alguma pendência do trabalho.
2Alinhe as tarefas com seus colegas
Você estará de licença, mas a vida continua na empresa! Informe seus colegas o máximo possível sobre os assuntos atuais, caso algo novo surja durante sua ausência. Fazer isso é tanto do seu interesse quanto dos seus clientes, parceiros ou fornecedores: um pedido será tratado com muito mais atenção se o colega que o substituir tiver conhecimento do processo. Caso contrário, ele corre o risco de adiar o pedido até o seu retorno ou deixá-lo em suspenso, sem se sentir preocupado. Isso pode prejudicar a empresa.
3Informe a sua ausência
Seja no seu ramal telefônico ou através da mensagem de ausência da sua caixa de correio eletrônico, é fundamental informar os seus interlocutores que você se encontra de férias até tal data. Também é legar informar todos os contatos da pessoa que irá lhe substituir. Caso contrário, sua imagem e a da empresa serão prejudicadas, pois sua não resposta será interpretada como indiferença ou negligência.
Além disso, você corre o risco de ser assediado todos os dias por telefonemas inoportunos… e de acabar ouvindo mensagens impacientes ou até odiosas em sua secretária eletrônica. O ideal é, inclusive, avisar seus clientes, fornecedores e parceiros com antecedência sobre as datas das suas férias, a fim de que eles possam agir de acordo e resolver as pendências com você, antes de sua saída.
4Organize o escritório
Agora é a hora de arrumar sua mesa, gaveta e seus armário. O mero pensamento de uma mesa desarrumada pode ser suficiente para arruinar as férias. Portanto, reserve um tempo para fazer algumas triagens e arrumações, você sairá com a mente mais tranquila e seu retorno será muito mais agradável. Sem falar que, durante a sua ausência, olhos curiosos podem se apressar para dar “aquela” olhada sobre o seu local de trabalho.
5Desconecte-se
As férias são feitas para descansar e libertar-se da agitação da vida profissional. Essa desconexão é necessária para seu bem-estar psicológico e equilíbrio familiar. O cérebro precisa de descanso e só será mais eficiente depois disso. Portanto, deixe seus arquivos no escritório, desligue seu laptop de trabalho, não verifique seus e-mails dez vezes ao dia. E se a sua responsabilidade realmente exige que você verifique sua caixa de correio, estabeleça horários fixos e abra apenas e-mails que pareçam urgentes.