NOTÍCIAS

Designer brasileiro reconstrói o rosto de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Um designer brasileiro, junto a outros especialistas, reconstruíram a imagem de São Nicolau de Mira, um bispo do século IV que inspirou a figura do Papai Noel.

O designer brasileiro Cícero Moraes já criou imagens digitais de várias figuras religiosas, como São Vicente de Paulo, Santa Catarina de Gênova e Santo Antônio de Pádua. Desta vez, com a equipe dele, ele decidiu dar vida a São Nicolau de Mira, um bispo que viveu no século IV, na Ásia Menor (atualmente Turquia) e que inspirou a figura do Papai Noel.

“Nós temos uma tradição de aproximar faces de santos há mais de 10 anos,” explicou Cícero Moraes a Aleteia. Em dezembro 2024 ele decidiu pedir ao seu colega de equipe, Dr. José Luis Lira, especialista na vida dos santos católicos, que tentassem recriar o rosto de São Nicolau de Mira. Com a ajuda do dentista Dr. Thiago Beaini, eles começaram o trabalho a partir de dados e medidas sobre a estrutura óssea do santo, fornecidos pelo Centro Studi Nicolaiani. Essas informações haviam sido coletadas por pesquisadores na década de 1950, durante a renovação da cripta da Basílica de São Nicolau, em Bari (Itália), onde os restos de São Nicolau estavam guardados.

Cortesia / Cícero Moraes

A equipe reconstruiu a imagem 3D do santo usando uma reconstrução facial forense (RFF) ou aproximação facial forense (AFF), que é “uma técnica auxiliar de reconhecimento que reconstrói/aproxima a face de uma pessoa a partir do seu crânio,” conforme explicado em um artigo científico escrito pela equipe e publicado pela Ortog Online, que detalha o processo.

“Aproximar a face dos santos, permite dar as relíquias um rosto humanizado, que gera mais identificação e empatia. Além disso, é uma oportunidade de examinar os restos mortais e descobrir um pouco mais sobre a vida da figura religiosa,” explicou Cícero Moraes. “Em relação à veneração, dar uma face pode criar uma identificação única, mas certamente isso pouco influencia na fé, que é muito mais ligada ao que o santo representa, do que como ele era.”