NOTÍCIAS

Esta relíquia contém cinco pedaços da manjedoura de Jesus

A Basílica de Santa Maria Maior em Roma abriga uma relíquia importante: cinco pedaços de madeira da manjedoura onde Jesus foi colocado após o seu nascimento.

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro grandes basílicas papais de Roma e um dos santuários mais antigos dedicados à Nossa Senhora. Se isso não fosse suficiente para tornar a igreja um importante ponto de peregrinação, durante a temporada de Natal católicos e turistas ficam ainda mais inclinados a visitá-la, pois sob seu altar ornamentado há um relicário contendo cinco fragmentos da manjedoura na qual o Menino Jesus foi colocado após seu nascimento.

De Belém a Roma, esses pedaços de madeira percorreram um longo caminho em tempos difíceis e estão na Basílica desde o século VII. Em dezembro de 2023, Aleteia conversou com o Monsenhor Piero Marini, Vigário do Arciprestado de Santa Maria Maior e guardião da Manjedoura Sagrada, sobre os humildes começos dessa relíquia e a mensagem que ela ainda transmite hoje.

© Capitolo di Santa Maria Maggiore

Do que é composta a relíquia?

Monsenhor Piero Marini: A relíquia da Manjedoura Sagrada é composta por cinco pedaços de madeira que vêm de uma árvore de sicômoro, que cresce na Palestina e é semelhante àquela na qual Zaqueu subiu. Quatro desses pedaços provavelmente formavam dois “X” que ficavam de cada lado da manjedoura, e o quinto pedaço foi colocado no meio para mantê-los unidos. Esses pedaços indicam que faziam parte de um objeto sobre o qual se colocava a palha para os animais.

Esses fragmentos são o que restou após 14 séculos aqui. Os pedaços provavelmente eram maiores e mais longos antes, mas passaram por muitas vicissitudes.