NOTÍCIAS

Ferragosto da Solidariedade: movimento de leigos da Itália promove ações com vulneráveis em todo país

A Comunidade de Santo Egídio vai destinar o feriado nacional desta terça-feira (15), solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ao “Ferragosto da Solidariedade”. Ações em todo o país serão destinadas a refugiados, sem-teto, idosos e presos, como a tradicional “festa da melancia” para todos.

Andressa Collet – Vatican News

A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora desta terça-feira, 15 de agosto, será celebrada no Brasil no próximo domingo, 20 de agosto. Na Itália, o dia é tradicionalmente de feriado nacional, conhecido como Ferragosto, e a Comunidade Italiana de Santo Egídio promove ações de solidariedade destinadas a refugiados, sem-teto, idosos e presos.

Ferragosto da Solidariedade

Em um momento ainda severamente marcado pela guerra na Ucrânia e pelo aumento do custo de vida, o “Ferragosto da Solidariedade” pretende enaltecer a importânica da amizade, especialmente nestes dias de verão na Europa, quando os mais frágeis sentem mais, não apenas o calor, mas especialmente a solidão. Para o Movimento Internacional de Leigos de Santo Egídio será um “Meio de agosto solidário”, com muitos eventos que se transformam na resposta ao abandono, ao aumento do custo de vida e à resignação de tantos.

Neste 15 de agosto, portanto, a programação prevê reuniões e almoços, coroados pela tradicional ‘festa da melancia’, em Roma e em outras cidades italianas: idosos solitários, sem-teto, migrantes, alguns dos quais chegaram com os corredores humanitários e agora estão integrados. De fato, muitos deles estarão ajudando os recém-chegados: entre os voluntários estão também alguns afegãos, exatamente dois anos após a grande fuga de Cabul, que começou em 15 de agosto de 2021.

A programação

Em Roma, segundo um comunicado divulgado pela comunidade, terá “almoço da amizade” além de serem promovidos numerosos cohousings e convívios com idosos, pessoas com deficiência e ex-desabrigados. O evento particularmente significativo será – a partir das 9h30 – a cocomerata, uma ‘festa da melancia’ na prisão Rebibbia para cerca de 2.500 detentos, em um momento difícil para as instituições penitenciárias italianas, como testemunhado pelos dois recentes dramas na prisão de Turim. Festas, almoços e outros eventos de solidariedade serão realizados também em Milão, Gênova, Pádua e Nápoles.

VATICANO NEWS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo