irmãos de bispo preso conseguem visitá-lo após um mês e meio
O regime de Ortega divulgou fotos do bispo trajando o uniforme do presídio Jorge Navarro, de segurança máxima
Precisando de uma ideia para a esmola quaresmal?
Ajude-nos a difundir a fé na internet! Você poderia fazer uma doação para que possamos continuar criando conteúdos gratuitos e edificantes?
Faça aqui uma doação de Quaresma
Vilma e Manuel Antonio, irmãos do bispo nicaraguense dom Rolando Álvarez, finalmente conseguiram visitá-lo no presídio depois que o prelado foi condenado em 10 de fevereiro a mais de 26 anos de prisão pelo regime de Daniel Ortega. Dom Rolando, de 56 anos, foi acusado, sem provas, de crimes contra o Estado, em particular “conspiração” e “divulgação de fake news”.
Neste sábado, 25 de março, o governo da Nicarágua divulgou fotos do bispo trajando o uniforme do presídio Jorge Navarro, de segurança máxima. As fotos foram divulgadas em resposta a inúmeras matérias de imprensa questionando a real localização do prelado, já que, durante semanas, não se pôde confirmar se ele de fato estava na prisão informada pelo próprio Ortega no dia da sua condenação.
Dom Rolando foi privado da nacionalidade nicaraguense e, portanto, dos seus direitos como cidadão. Ele já estava irregularmente detido em prisão domiciliar desde agosto de 2022, quando foi retirado à força da cúria episcopal junto com outros sacerdotes, seminaristas e um leigo católico. Todos foram levados para um presídio conhecido no país como centro de torturas.
O bispo de Matagalpa é o primeiro a ser preso e condenado sob o atual regime de Daniel Ortega.