Jonathan Ferr – Uma música-mundo que vem do Brasil
Urban Jazz, moda, artes visuais, espiritualidade. Jonathan Ferr é tudo isto. E esta é também a sua forma de contribuir para criar uma nova imagética que restitua ao negro a sua humanidade negada. O poema “Esperança”, faixa do seu segundo álbum, “Cura”, é um grito de revolta e um “esperançar” para a mudança das coisas – revelou à Rádio Vaticano num programa em que Filinto Elísio dá a conhecer, numa crónica, as etapas fundamentais do percurso deste jovem artista que se está a desvendar ao mundo.
Dulce Araújo – Vatican News
“África em Clave Cultural: personagens e eventos” do dia 7 de setembro de 2023 foi telefonicamente até ao Rio de Janeiro para falar com Jonathan Ferr da sua arte e de como se relaciona com a situação dos afrodescendentes no Brasil.
Na conversa, ele aborda o caminho que o levou do piano ao jazz; a sua forma de ser e estar na vida como homem consciente da sua identidade e das potencialidades do seu povo; os símbolos que usa para criar um novo imaginário sobre esse povo, como a moda, o penteado, e outros. Não ficam para traz as suas considerações sobre a importância que a espiritualidade tem na sua vida, arte e reflexões.
Nos dois files em baixo, pode ouvir tanto o programa acompanhado de algumas criações musicais do Jonathan e a crónica do poeta, ensaísta e editor Filinto Elísio (Rosa de Porcelana Editor) sobre ele, como também a entrevista na íntegra.