Mensagem do Pároco para a Solenidade de Corpus Christi
Festa de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (30/05)
Na próxima quinta-feira (30/05), os fiéis católicos celebram a festa do Corpo e Sangue de Cristo (do Latin Corpus Christi) instituída no século XIII.
A celebração tem três finalidades: honrar Cristo, pedir perdão pelo que foi feito a Ele e
protestar contra aqueles que negavam a presença do Senhor na hóstia Sagrada.
Além das celebrações litúrgicas nas Igrejas, costuma-se realizar a procissão eucarística pelas vias públicas. No caminho da procissão, os fiéis enfeitam as ruas, fazendo tapetes coloridos com os símbolos religiosos, utilizando-se materiais como serragem colorida, papel, isopor, sal, cal, flores, etc. Em Ibitinga, SP, que é considerada a “Capital do Bordado” a decoração é feita com bordados, enxovais e artesanatos e depois da procissão este material é vendido e o dinheiro é entregue à Pastoral Social.
Assim, a Festa do Corpo de Cristo retoma a celebração da última ceia de Jesus com seus discípulos, lembrada na Quinta-Feira Santa. Ao instituir a Eucaristia, antes de entregar sua
vida, Jesus substitui o cordeiro pascal por seu próprio corpo a ser imolado na cruz.
Papa Bento XVI dizia: “Ao fazer do pão Seu Corpo e do vinho, Seu Sangue, Jesus antecipa sua morte, aceita-a no seu íntimo e transforma-a numa ação de amor. Transforma a violência brutal, em gesto de amor que se doa”.
A Eucaristia é alimento na caminhada desta vida transitória e garantia da vida eterna.
Em Barra do Garças , a solene Missa e Procissão Eucarística, em âmbito foranial, isto é
as quatro paróquias juntas, será celebrada, às 17h na Catedral e em seguida realizar-se-á a procissão até a Matriz Santo Antônio.
Pe. Waldomiro