O belo monumento brasileiro a Nossa Senhora de Fátima que muitos não conhecem
O local se tornou um importante ponto de devoção
A devoção a Nossa Senhora de Fátima espalhou-se pelo mundo após as aparições de Maria aos pastorinhos, em 1917. No Brasil, a devoção logo conquistou os fiéis. Muitas cidades dedicaram santuários e monumentos a esse título mariano. Um dos grandes exemplos é o Trono de Fátima, que está localizado em Petrópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro.
O Trono de Fátima
O monumento foi idealizado pelo Frei João José Pedreira de Castro, que era natural de Petrópolis e foi um dos tradutores da Bíblia Ave-Maria para o português. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, o mesmo autor do projeto do Cristo Redentor do Rio.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima em destaque no centro do monumento foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, por Enrico Arrighini. A estátua é feita em mármore branco, mede 3,5 m de altura e pesa quatro toneladas (veja as fotos na galeria abaixo).
Sobre a cúpula do trono fica a imagem do anjo Gabriel, com 1m de altura. Ao todo, o trono tem 14m de altura.
Curiosidades
O Trono de Fátima foi construído em 1947 e é repleto de simbolismos. Nossa Senhora é envolvida por sete colunas, que lembram os dons do Espírito Santo.
Além disso, o monumento está acima de quatro bases circulares – uma clara referência ao Terço. Já as cinco colunas que sustentam a imagem lembram as chagas de Cristo.
Embaixo do trono fica uma cripta de dez metros de diâmetro que abriga uma capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. Há também a sala de ex-votos.