NOTÍCIAS

O Espírito Santo é fonte jorrante da esperança cristã

“O cristão não pode contentar-se em ter esperança; deve também irradiar esperança, ser semeador de esperança,” o Papa disse durante a audiência geral.

“A esperança não é uma palavra vã, nem o nosso vago desejo de que tudo corra bem: é uma certeza, porque assenta na fidelidade de Deus às suas promessas,” o Papa Francisco explicou durante sua última catequese sobre o tema do Espírito Santo, durante a audiência geral no dia 11 de dezembro de 2024, na Sala Paulo VI, no Vaticano. Como o Jubileu de 2025, com o tema da esperança, está prestes a começar em algumas semanas, o Papa Francisco lembrou os fiéis de que o Espírito Santo é a fonte da esperança cristã, que persiste e é proativa apesar das dificuldades, e que motiva os fiéis e a Igreja a avançar. O Pontífice apareceu marcado pela queda de sexta-feira passada, com um hematoma ainda visível na parte inferior de seu rosto e uma voz enfraquecida.

“O Espírito Santo é a fonte sempre jorrante da esperança cristã,” disse o Papa. A esperança “é infundida por Deus e tem Deus como garante. Não é uma virtude passiva, que simplesmente espera que as coisas aconteçam. É uma virtude supremamente ativa que ajuda a fazê-las acontecer.”