O Santuário Cristo Redentor exibe um presépio no Vaticano!
Pela primeira vez, um presépio brasileiro é incluído na exposição anual na Praça de São Pedro, ‘100 Presépios no Vaticano’. Confira as fotos!
Todos os anos, o Vaticano seleciona cerca de 100 presépios de diferentes partes do mundo para serem expostos durante o período de Natal, sob a colunata da Praça de São Pedro. Neste ano, pela primeira vez, há uma Sagrada Família vinda do Brasil, no presépio do Santuário Cristo Redentor, em parceria com artesãos brasileiros, intitulado “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação”.
Em uma publicação no Instagram, o Santuário explicou que o presépio “carrega uma mensagem de esperança ao relembrar que a simplicidade da manjedoura é a essência da vida e da esperança universal.” O presépio brasileiro é feito de fibras naturais que seriam descartadas, como taboa, fibra de bananeira, palha de milho e fibra de coco. A esperança também é o tema do Jubileu de 2025, que será aberto em 24 de dezembro de 2024, e então muitas das criações na exposição buscam preparar os corações dos fiéis para o nascimento de Cristo e também para o próximo Ano Santo.
Todos os materiais do presépio foram coletados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e montados pela Artesa Design e pelas artesãs Eva Gomes, conhecida como Tia Eva, e Fabiana Barrocas.
“Sinto que o presépio alcançou seu principal destino no centro de peregrinação do catolicismo, o Vaticano, levando consigo toda a arte, o amor, a fé e a brasilidade de nosso povo. Foi uma honra criar e manifestar junto à toda equipe os valores e virtudes da Sagrada Família”, Fabiana Barrocas disse à Vatican News.
Representando o Rio de Janeiro de forma sustentável
“Inspirado na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, ele promove uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente,” escreveu o Santuário Cristo Redentor em seu perfil no Instagram. “O projeto reflete um compromisso com o uso responsável dos recursos naturais e a valorização do trabalho artesanal brasileiro.”
“E uma alegria poder, o Rio de Janeiro, através do Cristo Redentor, poder participar desta exposição trazendo um presépio de maniera sustentável!,” disse o cardeal dom Orani Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, que abençoou o presépio durante a inauguração da exposição.
A exposição “100 Presépios no Vaticano” ficará aberta ao público sob a colunata da Praça de São Pedro do dia 8 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025. Nesta 7ª edição, estão sendo exibidos 125 presépios de diversos países, como Itália, França, Japão, Paraguai, entre outros.