NOTÍCIAS

O segredo da longevidade da brasileira mais velha do mundo? Rezar!

Irmã Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, do Rio Grande do Sul, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após o falecimento de uma japonesa, em dezembro.

Com quase 117 anos, Irmã Inah Canabarro, uma freira brasileira em Porto Alegre, conhecida por sua personalidade jovial e seu amor pelo futebol, foi oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do planeta. Sua vida extraordinária — de uma criança frágil a uma supercentenária — fala de resiliência, fé e uma vida bem vivida.

A organização Longeviquest, uma organização internacional que certifica e acompanha o envelhecimento humano em todo o mundo, anunciou que a freira brasileira é a pessoa mais velha do mundo, após a morte, aos 116 anos, da japonesa Tomiko Itooka, ocorrida em 29 de dezembro de 2024. A informação foi confirmada pelo Gerontology Research Group, um grupo de pesquisa especializado em questões de gerontologia.

Irmã Inah nasceu em 1908 em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, mas sua infância foi marcada por graves desafios de saúde. Muitos duvidavam que ela vivesse uma vida longa, contou seu sobrinho de 84 anos, Cleber Canabarro, à Euro News. No entanto, ela desafiou todas as expectativas, não apenas crescendo, mas prosperando e se tornando uma figura notável de inspiração.

O seu segredo da longevidade

Ela ingressou na vida religiosa no Uruguai, em uma congregação de irmãs teresianas, em 1927, aos 19 anos. Depois retornou ao Brasil, onde atuou como professora por muitos anos no Rio de Janeiro e também no Rio Grande do Sul. A religiosa passou boa parte de sua vida servindo aos outros através do ensino e dedicando-se à vida religiosa.

Embora Irmã Inah, que hoje mora em um lar de idosos próximo à casa provincial de sua congregação, enfrenta desafios de saúde — ela foi internada por dois dias no final de dezembro — ela continua a irradiar alegria e humor, e seus familiares e sua comunidade a descrevem como uma mulher generosa e inspiradora.

“Ela não se queixa de nada, né? Ela agradece, é muito agradecida. É um bom humor mesmo”, afirmou a Irmã Terezinha Aragon, amiga de Inah, à Globo. 

Sua fé católica continua sendo a base de sua vida! “Meu segredo, meu segredão, é rezar”, disse a Irmã Inah em uma entrevista à ACI Digital em março de 2024. “Rezo o terço todos os dias por todas as pessoas do mundo inteiro”.