Pavilhão da Santa Sé 2024 em Veneza sobre direitos humanos e marginalizados
O Pavilhão da Santa Sé na 60ª Exposição Internacional de Arte, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, neste ano está aos cuidados de Adriano Pedrosa e tem por título “”Stranieri Ovunque – Foreigners Everywhere”.
Vatican News
O Dicastério para a Cultura e a Educação participa como Entidade Promotor do Pavilhão da Santa Sé na 60ª Exposição Internacional de Arte – A Bienal de Veneza, que este ano terá a curadoria de Adriano Pedrosa, com o título Stranieri Ovunque – Foreigners Everywhere.
O Pavilhão é dedicado ao tema dos direitos humanos e à figura dos últimos, locatários de mundos marginalizados, onde o nosso olhar raramente alcança. Procura-se favorecer a construção de uma cultura do encontro, eixo central do Magistério do Papa Francisco. Deste desejo nascem entrelaçamentos de histórias que muitas vezes podem parecer estranhas a nós, mas que na realidade dizem respeito a todos, porque falam da mesma fome de amor, do mesmo desejo de vida, de carinho, da mesma inquietação de sentido, tudo aquilo que é arte, desde sempre, procurou refletir e representar.
Em colaboração com o Departamento de Administração Penitenciária do Ministério da Justiça, de 20 de abril a 24 de novembro de 2024, no Presídio Feminino de Giudecca, será apresentado o projeto intitulado “Com os meus olhos”. A proposta artística leva ao pé da letra as palavras do Santo Padre, quando exorta a sair e a olhar nos olhos, convidando os visitantes a prestar atenção àquelas realidades tantas vezes são consideradas periféricas e que muitas vezes estão fora do debate cultural.
O comissário, cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, nomeou Chiara Parisi e Bruno Racine como curadores do Pavilhão da Santa Sé. Com os artistas de renome internacional: Maurizio Cattelan, Bintou Dembélé, Simone Fattal, Claire Fontaine, Sonia Gomes, Corita Kent, Marco Perego & Zoe Saldana, Claire Tabouret e, a participação especial de Hans Ulrich Obrist.
Uma coletiva de imprensa oficial de apresentação do projeto está marcada para os primeiros dias de março, na Sala de Imprensa da Santa Sé.