Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana recebe candidaturas para a edição 2024
O Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana – que inclui um prémio de 1 milhão de dólares – foi instituído em 2019 na sequência da assinatura do histórico Documento sobre a Fraternidade Humana por Sua Santidade o Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Após a sua primeira reunião oficial, os membros da comissão de juízes do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana 2024 solicitaram aos candidatos elegíveis para apresentarem candidaturas à quinta edição do prêmio global independente – que reconhece indivíduos e entidades que contribuem profundamente para o progresso humano e a coexistência pacífica.
Os seis membros da comissão de juízes independente e internacional são: a ex-presidente da Indonésia Megawati Sukarnoputri; o prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais da Santa Sé, cardeal Leonardo Sandri; a secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) Rebeca Grynspan Mayufis; o presidente da Comissão dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional Rabino Abraham Cooper; a ex-diretora-geral da UNESCO e ex-ministra búlgara Irina Bokova; e o secretário-geral do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana e comendador com Estrela da Ordem de Pio IX, juiz Mohamed Abdelsalam.
Representando uma série de especialidades, os membros da comissão de juízes de 2024 foram selecionados pelo seu empenho no serviço público em todo o mundo e pelo investimento demonstrado na causa da coexistência pacífica.
O cardeal Sandri disse: “É nossa responsabilidade comum, enquanto comissão de juízes, honrar as pessoas e entidades que estão a pôr em prática os valores da fraternidade humana, tal como definidos pelo Documento sobre a Fraternidade Humana”.
Nos próximos meses, a comissão analisará as candidaturas ao prêmio, que provêm de todas as partes do mundo e de todos os quadrantes da sociedade.
Já o juiz Mohamed Abdelsalam, afirmou: “A comissão deste ano representa diferentes origens, culturas, áreas e regiões – da África à América do Norte e do Sul, à Ásia e à Europa – tão diversas como as candidaturas que pretendemos receber. Procuramos um conjunto de candidaturas que reflitam a diversidade da nossa família humana global e que demonstrem que a fraternidade humana está em curso em todos os estratos sociais por todo o mundo”.
O Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana – que inclui um prémio de 1 milhão de dólares – foi instituído em 2019 na sequência da assinatura do histórico Documento sobre a Fraternidade Humana por Sua Santidade o Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Desde a criação do prêmio, foram distinguidas organizações humanitárias, ativistas e líderes de todo o mundo, incluindo: o Papa Francisco (beneficiário honorário); o Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb (beneficiário honorário); o secretário-geral da ONU António Guterres; a ativista contra o extremismo Latifa Ibn Ziaten; o rei Abdullah II bin Al Hussein e a rainha Rania Al Abdullah do Reino Hachemita da Jordânia; a organização humanitária Haitiana Fundação para o Conhecimento e a Liberdade (FOKAL); a organização Comunidade de Santo Egídio; e a mediadora da paz queniana Shamsa Abubakar Fadhil.
As candidaturas para o Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana 2024 podem ser apresentadas através do website oficial:
A cerimônia de entrega do prêmio terá lugar a 4 de fevereiro de 2024 – o Dia Internacional da Fraternidade Humana reconhecido pelas Nações Unidas, que marca também o aniversário da assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb.