NOTÍCIAS

São José, um santo que podemos celebrar três vezes

São José pode ser celebrado em três datas ao longo do ano: no dia 19 de março, no dia 1º de maio e no final de dezembro. Descubra por que!

Enquanto a Virgem Maria é celebrada várias vezes no calendário litúrgico, São José tem dois dias dedicados a ele: o 19 de março e o 1º de maio, aos quais se soma a festa da Sagrada Família.

19 DE MARÇOESPOSO DA VIRGEM MARIA E PATRONO DA IGREJA

A festa mais importante dedicada a São José é a do dia 19 de março. Trata-se de uma Solenidade, o grau mais alto na celebração das festas litúrgicas, acima da festa e da memória. Esta data foi estabelecida pelo beato Papa Pio IX, que proclamou São José patrono da Igreja Universal em 8 de dezembro de 1870, por meio do decreto Quemadmodum Deus:

“Da mesma maneira que Deus havia constituído José, gerado do patriarca Jacó, superintendente de toda a terra do Egito para guardar o trigo para o povo, assim, chegando a plenitude dos tempos, estando para enviar à terra o seu Filho Unigênito Salvador do mundo, escolheu um outro José, do qual o primeiro era figura, o fez Senhor e Príncipe de sua casa e propriedade e o elegeu guarda dos seus tesouros mais preciosos.”