Sistema Fecomércio-MT doa mais de 48,7 toneladas de alimentos por meio do Sesc Mesa Brasil
Instituição também entregou cerca 6,7 mil unidades de produtos de higiene e limpeza a entidades sociais.
Camila Ribeiro | Assessoria
Somente no mês de fevereiro, mais de 48 toneladas de alimentos foram doadas pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), às entidades sociais cadastradas no projeto Sesc Mesa Brasil. A iniciativa integra o programa de assistência da instituição e é voltada ao combate à fome e desperdício de alimentos.
“O projeto Sesc Mesa Brasil tem abrangência nacional e se tornou uma referência no pilar social após ser reconhecido como a maior rede de banco de alimentos da América Latina. Atualmente, o projeto atua na modalidade mista: banco de alimentos e colheita urbana, coletando periodicamente alimentos excedentes em boas condições de consumo em pontos comerciais parceiros, como centros de distribuição, supermercados, hortifrutis e restaurantes”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Além dos alimentos doados, também foi realizada a distribuição de mais de 6,7 mil unidades de diversos produtos de higiene pessoal, limpeza, entre outros. “Nós fazemos a ponte entre as empresas que desejam contribuir com essa iniciativa e as entidades que precisam dos donativos. Para atender a demanda, organizamos uma operação logística que vai até os locais para retirar e entregar, formando uma grande rede de solidariedade”, complementa o presidente.
A mediação entre as instituições assistidas e os doadores é efetuada pelo assistente social que atua como orientador e faz acompanhamento para que o processo permaneça dentro das diretrizes do projeto Sesc Mesa Brasil.
Atuação
O projeto Sesc Mesa Brasil foi instituído em Mato Grosso em 2003, com a primeira unidade em Cuiabá e, posteriormente, foi ampliado para o município de Rondonópolis, aumentando sua capacidade de atendimento para mais instituições do estado.
As entidades beneficiadas pelo projeto recebem, periodicamente, treinamento realizado por nutricionista para orientação sobre higienização, armazenamento e aproveitamento integral dos alimentos recebidos.
“Empresários ou qualquer pessoa física que deseje somar forças à essa ação de combate à fome, pode se dirigir a uma das unidades do Sesc ou Senac Mato Grosso para realizar a sua doação”, informa o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.